hygge-felicidade-wolens-01

Hygge: conheça o conceito e segredo dinamarquês para a felicidadeTempo de leitura: 6 min

É até possível que você desconheça o termo “hygge”, mas você provavelmente já se deparou com algum dos aspectos ou influências dessa filosofia. O hygge (lê-se “hooga”) não é um estilo de decoração, mas uma atitude — uma filosofia de vida e forma de levar o dia a dia.

Passado de geração em geração, o hygge tem origem na Dinamarca e surgiu como uma forma de transmitir conforto, aconchego e bem-estar na rotina. No inverno, o país lida com temperaturas na média de 0 ºC e apenas 4 horas de sol por dia. Desta forma, o hygge chega com o objetivo de tornar os ambientes da casa mais “quentes” e acolhedores, mas vai muito além dessas características.

A Dinamarca é um dos povos mais felizes do mundo, só tendo perdido, em 2017, o seu posto para a Noruega no ranking de felicidade ao redor do globo. Esse fato só demonstra que adotar uma filosofia de vida focada no seu bem-estar e qualidade de vida, como é o caso do hygge, só traz benefícios!

O hygge carrega características bastantes pessoais e, segundo especialistas do tema, está intrinsecamente relacionado com o sentir. Ou seja, o conceito tem a ver com o que faz você confortável. Portanto, não é algo que você possa comprar, ou um estilo de decoração que você possa simplesmente adotar. É algo que deve ser incorporado, sendo altamente personalizável.

Mesmo com essas características pessoais, o hygge conta com algumas constantes que permitiram que os estudiosos e praticantes pudessem traçar pequenas dicas de como você pode ser mais feliz, começando pela organização dos espaços da sua casa e da sua rotina. Confira o segredo dinamarquês para a felicidade!

Hygge é aguçar os sentidos

O hygge é uma experiência, estando associado a cada um de nossos sentidos. Portanto, há várias atitudes do dia a dia que são hygge. Logo, a dica número um para ser hygge é saber aproveitar os pequenos momentos da sua rotina.

O silêncio, por exemplo, pode-se dizer que é um dos “pilares” do hygge. Saber aproveitar a tranquilidade do silêncio ou então aproveitar essa ausência de som para se concentrar ao que está ao seu redor e que lhe faz bem, como, por exemplo, o som da chuva e do vento — isso é ser hygge.

hygge-felicidade-wolens-02

Procure aguçar seus sentidos em coisas que lhe são confortáveis, como tomar um chá, apreciar aromas familiares, sentir aquilo que está ao seu redor — tudo isso é hygge.

Comfort food

Relacionado ao item anterior, também é hygge tirar um momento para cozinhar seus pratos favoritos ou aquelas que são sua comfort food seja apenas para você ou para a família e os amigos. Dedicar esse tempo para se concentrar em uma tarefa como cozinhar, se for algo que você aprecia, é uma atitude de prazer e bem-estar.

hygge-felicidade-wolens-03

Abra a casa para as pessoas

Hygge é aproveitar os bons momentos da vida, e dividir suas horas com quem você quer bem tem tudo a ver com esse pensamento. Receber amigos e familiares para compartilhar aconchego, em um espaço onde vocês possam se sentir confortáveis, alegra a alma e o espírito.

Hygge é deixar a casa mais aconchegante

O hygge torna as casas mais aconchegantes e as pessoas mais felizes. Portanto, a filosofia fala sobre descobrir o que é aconchego para você, colocando isso em prática. Para cada pessoa, o hygge será diferente, como já trouxemos no começo do texto. Contudo, há alguns materiais e características que podem contribuir para tornar os espaços da sua casa mais confortáveis.

Ao trabalhar na decoração da sua casa com materiais como madeira (no chão, móveis e objetos decorativos), almofadas e diferentes texturas, você cria naturalmente um ambiente mais aconchegante. O uso de cores claras e a entrada de luz natural também contribui para um ambiente mais alegre. Neste vídeo que separamos para você, Karla Amadori apresenta alguns desses pontos:

Ainda na decoração, vale indicar o uso de materiais que tragam valor sentimental. Lembra o que falamos sobre os sentidos? Utilizar móveis de família ou utensílios que carregam a sua história, como louças que foram de seus avós ou seus pais, carregarão muitas memórias e vão estimular a sensação de conforto.

Por se tratar de uma cultura criada na Dinamarca, o hygge pode ser bastante parecido, em termos visuais, com a decoração escandinava ou nórdica — afinal de contas, é um dos países que compõem essa região do globo, sofrendo influência direta, principalmente, se levarmos em consideração que o hygge é praticado de forma orgânica pela população nórdica.

Dedique tempo para cuidar de si mesmo

O autocuidado tem tudo a ver com hygge. Dedique um tempo para si mesmo, praticando as coisas que lhe fazem bem, seja através de um banho relaxante, um momento de leitura acompanhado de um chá ou até mesmo assistindo à sua série favorita na Netflix. Tudo isso é hygge! Assim, é importante que você crie ambientes que façam com que você se sinta confortável. O simples fato de você colocar uma plantinha no banheiro, por exemplo, pode fazer com que o ambiente fique mais alegre e aconchegante. Descubra o que o faz mais feliz e coloque em prática para tornar sua rotina em uma constante harmonia. Afinal de contas, o hygge é sobre se sentir em casa.

hygge-felicidade-wolens-06

Em entrevista à BBC, Helen Russell, autora do livro “O segredo da Dinamarca: como vivem as pessoas mais felizes do mundo” (The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World’s Happiest Country, em inglês), afirmou que:

“O resto do mundo parece estar se dando conta, gradualmente, de algo que os dinamarqueses sabem há gerações: passar um tempo curtindo um aconchego com amigos e família, tomando café com bolo ou cerveja, pode ser bom para a alma. […] Para mim, hygge tem a ver com ser bom consigo mesmo: se permitir passar um tempo agradável, não se castigar ou se negar nada.”

Assim como a nossa “saudade”, o hygge não tem tradução é para ser sentido e ser vivido. Segundo o autor de The Little Book of hygge: Danish Secrets to Happy Living, Meik Wiking, a tradução de hygge seria algo como “a arte de criar uma atmosfera simpática, seja onde for. Envolve, geralmente, companhia, silêncio, lareira”.

hygge é sobre ter uma vida relaxada, uma vida boa, uma vida feliz. Nós, da Wolens, entendemos muito bem o poder dessa palavra, que pode até ser pequena, mas que é repleta de significados. E você, o que está esperando para adotar o segredo dinamarquês da felicidade?

Um comentário sobre “Hygge: conheça o conceito e segredo dinamarquês para a felicidadeTempo de leitura: 6 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *