5 tendências de decoração para adotar em 2020Tempo de leitura: 3 min

Estar na moda não significa somente mudar as peças do guarda-roupa a cada troca de estação. Existem outras formas de acompanhar as mudanças do mercado — e uma delas está dentro da sua própria casa. Além de investir na compra de um imóvel, é possível estar alinhado à moda ao adotar tendências de decoração. Elas mudam anualmente e tornam o seu apartamento um lugar ainda mais moderno.

Confira as tendências que serão destaque em décor neste ano e veja detalhadamente uma combinação entre a volta de elementos que já fizeram história e a chegada de novos itens que brilharão em 2020.

1. Cozinha monocromática

O primeiro destaque vai para uma novidade: a cozinha monocromática. Se antes você estava acostumado a ver nesse ambiente cores neutras como o branco, o preto e o cinza, esqueça. Em 2020, uma das tendências de decoração será o uso de cores marcantes na cozinha inteira. O dado é do catálogo divulgado pela IKEA.

O tradicional branco ainda deve aparecer em detalhes, afinal, ele é um coringa no que diz respeito à design de interiores. Porém, cores como verde, vermelho, azul, laranja e outros tons marcantes estarão na moda neste ano. Isso é, o tempo das cozinhas em tons pastéis ou muito coloridas está se esgotando.

2. Ton sur ton na sala

tendências de decoração

Outra tendência que aposta na valorização da cor é a decoração ton sur ton (em tradução livre do francês para o português: tom sobre tom), que nada mais é do que explorar inúmeros tons de uma cor na decoração do ambiente.

Se as suas paredes são azuis, a tendência sugere que o mobiliário e os objetos decorativos explorem outras variações do mesmo tom. A ideia, aqui, é mudar apenas de tons mais claros para tons mais escuros, decorando o ambiente com cores harmônicas, sem que nenhuma se sobressaia à outra.

3. Acabamentos metálicos

tendências de decoração

Em destaque está também o uso de móveis com estrutura metálica, uma tendência que é conhecida como estrutura start e que combina beleza com funcionalidade. Pode ser usada em todas as suas variantes, desde as estéticas industriais, como as de aço e as de aspecto oxidado, até aquelas que exploram tons de ouro e prata. Você verá esse estilo sendo aplicado aos acabamentos de móveis como mesas e cadeiras e nas molduras de espelhos, assim como em lâmpadas, acessórios e outros pequenos objetos decorativos, como relógios e porta-retratos. O mais interessante é que essa tendência pode ser explorada em qualquer modelo de casa, sempre com o objetivo de oferecer maior brilho e luminosidade à decoração.

4. Padrão de estampa diferenciado

As estampas continuam em alta em 2020, com destaque para as mais abstratas e geométricas. De acordo com o estudo da IKEA, a sugestão é combinar estampas diferentes e vários tipos de formas geométricas, que podem estar em almofadas, cortinas, espelhos, quadros e tapetes, sendo exploradas também nos objetos decorativos.

A proposta é sair do comum e seguir uma tendência de decoração que se aproxima de uma padronagem disruptiva. Afinal, nem todos os objetivos decorativos precisam seguir o mesmo padrão, sendo possível combinar as mais diversas cores e formatos.

5. Revestimentos coloridos

tendências de decoração

Por fim, o último item da lista mostra que a aposta em 2020 será mesmo no uso de cores. O destaque, aqui, vai para a utilização de revestimentos e azulejos coloridos. A tendência é que essas peças sejam usadas tanto no banheiro quanto na cozinha, deixando os ambientes mais alegres e modernos.

É importante ressaltar que, além de coloridos, os azulejos e, até mesmo, os pisos devem ser apresentados explorando a lógica da geometria. As cores fortes e marcantes também devem predominar, dando uma cara nova para os revestimentos.

Gostou dos insights em tendências de decoração? Então continue acompanhando o blog e confira outras tendências para 2020.

Leia também: Tendência: Como usar a cor do ano na decoração da sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *