Vin chaud: a receita europeia que faz sucesso nas festas juninasTempo de leitura: 2 min

Nesta época são famosas as festas juninas, mas neste ano não teremos grandes festas, devido às recomendações de distanciamento social. Mesmo assim, isso não é motivo para não haver comemoração. As receitas à base de milho e os doces de amendoim podem ser feitos em casa, assim como o vin chaud, uma bebida de origem europeia feita no estilo do quentão com vinho tinto e especiarias. Pensando nisso, a Wolens traz para você, diretamente de Courchevel, na França, a típica receita do vin chaud.

Origem do vin chaud

Originalmente, a receita de vinho quente vem dos gregos antigos, mas se popularizou na Europa durante a Idade Média. Tradicionalmente associado às festividades natalinas, o vin chaud é vendido para aquecer moradores e turistas nas feiras de Natal em diversas cidades europeias. 

Por ter abrangência em toda a Europa, cada região utiliza ingredientes diferenciados na composição da bebida, como, por exemplo, o vinho do Porto, em Portugal, canela e conhaque, na França, ou cardamomo, na Alemanha. A nomenclatura também varia de região para região, podendo Glühwein, na Alemanha, Áustria, Suíça;  Glögg, na Suécia, e Mulled Wine, na Inglaterra, entre outros termos. De toda a forma, independentemente das especiarias escolhidas, o vinho quente é ideal para esquentar nos dias de inverno e dar um toque especial nas festas juninas. 

Vamos à receita!? 

INGREDIENTES:

– 1 garrafa de vinho tinto seco;

– 100g de açúcar cassonade;

– Casquinhas de laranja;

– 2 cravos;

– 1 anis estrelado;

– 2 sementes de cardamomo;

– 1/2 fava de baunilha.

MODO DE PREPARO:

Em uma panela, coloque o vinho, o açúcar e as especiarias. Aqueça os ingredientes até pouco antes do ponto de fervura e depois cubra e deixe descansar por, pelo menos, 1h. Importante lembrar que o vinho quente só pode ser aquecido, e não fervido. Caso contrário, o álcool contido evapora e as especiarias terão o sabor alterado, tornando-o amargo. Na hora de servir, aqueça novamente e decore-o com um pau de canela ou uma fatia fina de limão na borda do copo. Profitez bien

Gostou da receita? Continue acompanhando o blog da Wolens. Aqui sempre compartilhamos as melhores dicas para você e sua família. 

Leia também: Culinária a dois: receitas para fazer juntos no dia dos namorados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *