4 livros para quem ama cozinhar

A gastronomia tem o poder de encantar pessoas, tanto para quem cozinha quanto para quem degusta os pratos. Além disso, ela vai muito além de ingredientes e técnicas,   envolvendo histórias, receitas e pessoas. Nos últimos anos foram lançados diversos livros que envolvem o tema e, por isso, a Wolens separou quatro livros para os que já amam cozinhar apaixonarem-se ainda mais pela arte culinária. Confira!

Simplesmente Nigella, de Nigella Lawson

livros para quem ama cozinhar

O livro é de 2015, mas tornou-se um clássico absoluto na literatura culinária. Simplesmente Nigella — Comida para se sentir bem, foi escrito pela chef britânica Nigella Lawson e apresenta 125 receitas reconfortantes que trazem a ideia da culinária sem culpa. Os pratos são variados e vão desde preparos rápidos e tranquilos, para petiscos, lanches e entradas até pratos completos para almoços ou jantares em família.  

São 416 páginas recheadas de receitas no melhor estilo comfort food, com influências asiáticas, como das culinárias japonesa, indiana e tailandesa. Além disso, a chef traz dicas sobre armazenamento, congelamento e diferenças entre técnicas culinárias. 

O Atlas Gastronômico, de Mina Holland

livros para quem ama cozinhar

Escrito pela jornalista e editora do The Guardian, Mina Holland, o livro O Atlas Gastronômico é um convite para conhecer receitas e culturas ao redor do mundo. São sabores, ingredientes, técnicas e pratos de 39 diferentes culinárias. Com receitas totalmente adaptáveis, que podem satisfazer tanto cozinheiros iniciantes quanto os mais experientes, o livro também traz muito da cultura dos locais. A jornalista entrevistou diversos chefs e especialistas em alimentos, os quais compartilharam histórias sobre os ingredientes e preparação dos pratos,  tornando-se uma leitura enriquecedora em todos os sentidos. 

Básico —  Enciclopédia de Receitas do Brasil, de Luiza Trajano

livros para quem ama cozinhar

Ana Luiza Trajano é chef de cozinha e pesquisadora da culinária brasileira e resolveu reunir em um volume único 512 receitas simples e tradicionais de todas as regiões do Brasil. O livro Básico —  Enciclopédia de Receitas do Brasil retoma pratos por vezes esquecidos culturalmente, como arroz carreteiro, leitoa à pururuca, dobradinha, baião de dois, farofa de ovo, moqueca, pato no tucupi, entre outros. 

A divisão do livro é interessantíssima e traz termos tipicamente brasileiros. Tira-gosto, para as entradas e petiscos; Mistura, para receitas com proteínas de origem animal e vegetal; Sustância, para pratos com carboidratos e Fartura para sobremesas. Há também um capítulo extra, somente para pães e quitanda. Para quem quer conhecer (e saber cozinhar) pratos deliciosos, feitos com produtos e ingredientes típicos do Brasil, Básico é o livro perfeito.

Todas as sextas, de Paola Carosella

livros para quem ama cozinhar

Nossa última dica é o livro da famosa chef Paola Carosella. Conhecida por ser jurada na edição brasileira do Masterchef, ela também é proprietária do restaurante Arturito e do café La Guapa, ambos em São Paulo. Todas as sextas, o primeiro livro da chef, reúne todas as receitas servidas às sextas-feiras no Arturito. Além de ingredientes, medidas e modos de preparo, Paola faz um relato autobiográfico profundo, com observações emocionantes de sua trajetória, que versam não somente sobre a sua relação com gastronomia, mas também com as pessoas, o trabalho e a vida de forma geral. 

Pronto para testar novas receitas e conhecer os segredos de culinária ao redor do mundo? Aproveite as dicas da Wolens e inspire-se! 

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado