5 museus com visitas online

Em tempos de isolamento social, em que muitos estabelecimentos estão fechados, alguns têm investido em modalidades virtuais para continuar atendendo ao público. Lojas, restaurantes com delivery e… museus!? Sim, diversas instituições de arte ao redor do mundo abriram suas portas digitais para que visitantes possam explorar as galerias sem precisar sair de casa. A Wolens fez uma seleção com cinco museus com visitas online. Acompanhe.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Nossa primeira dica é a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos principais museus de arte do Brasil. Com um acervo de cerca de 11 mil peças, a Pinacoteca é um  museu de artes visuais dedicado à produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, que conta com peças de importantes artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros. 

O museu disponibiliza um Tour Virtual 360, no qual é possível visitar as principais salas da Pinacoteca, ver de perto as obras e ainda ler a descrição de cada uma delas. Para realizar a visitar virtual é só clicar aqui.

Museu d’Orsay

O Museu d’Orsay, em Paris, é considerado por muitos como o melhor museu do mundo. Conhecido por ter um extenso acervo de obras dos séculos XVIIII e XIX, o museu é famoso por contar com trabalhos impressionistas e pós-impressionistas, além de ter uma grande coleção de escultura, artes decorativas e elementos arquitetônicos. Obras de Van Gogh, Renoir, Cézanne, Gauguin, Monet e Modigliani estão entre as peças mais visitadas do museu francês. Neste período, é possível visualizar o acervo por meio do Google Arts & Culture, em suas principais salas divididas em categorias. Para fazer a visita virtual é só clicar aqui.

Galeria Uffizi

A Galeria Uffizi é um dos museus mais famosos do mundo. O acervo conta com pinturas e esculturas da Idade Média até a Idade Moderna, entre os séculos XII e XVII, guardando obras-primas de mestres como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio e Botticelli. O museu de Florença está disponível para visitas através do Google Arts & Culture, no qual é possível explorar as principais galerias e percorrer os corredores do museu. Para realizar o tour clique aqui.

Museu Nacional no Rio de Janeiro

Outro museu brasileiro que está com as portas digitais abertas é o Museu Nacional no Rio de Janeiro. O museu, que sofreu um grave incêndio em 2018, atua na modalidade virtual há um tempo, graças à parceria da instituição com o Google Arts & Culture. O espaço pode ser visitado virtualmente, por meio de imagens feitas em 2016, sendo possível admirar obras que infelizmente foram destruídas pelo fogo.  Clique aqui e faça um tour guiado pelo local, visitando uma das mais importantes coleções paleontológicas da América Latina.

Metropolitan Museum of Art

Por último, mas não menos importante, está um dos mais famosos museus de Nova York. O Metropolitan Museum of Art (MET) é um dos maiores e mais ricos museus do mundo, abrigando uma importante coleção de pinturas europeias entre os séculos XII e XX, além de obras da arte antiga e oriental. 

Com o slogan “arte é contemplativa” o museu convida os visitantes a terem uma experiência completa por meio de seu website oficial. Nele, é possível ter uma visão em 360 graus dos principais espaços do museu, além de visualizar fotos e descrições sobre as obras. Para visitar 5.000 anos de arte totalmente online é só clicar aqui.

Gostou das nossas dicas? Qual outro museu você gostaria de visitar online? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado