Adega no apartamento: como organizar um espaço para seus vinhos

Se você pensa que para ter um espaço exclusivo para armazenar seus vinhos é preciso morar em uma casa ou ter um ambiente subterrâneo, a gente mostra que isso não é necessário. Você pode perfeitamente ter uma adega no apartamento em um cômodo preparado para não receber luz direta do sol. Além disso, deve ser climatizado para não alcançar temperaturas muito altas.

Basta contar com um especialista para projetar esse ambiente a fim de deixar seus vinhos no ponto ideal para degustação.

Para que você não tenha dúvidas sobre como sua adega no apartamento pode ser, a seguir trazemos algumas dicas que vão ajudar.

5 dicas para ter uma adega no apartamento

Layout, climatização, tamanho e localização são algumas das principais dúvidas que surgem quando o assunto é organizar uma adega no apartamento. Se você é amante dos vinhos, o primeiro passo é saber que não precisa de um espaço muito grande para montar seu cantinho particular dedicado à bebida.

Quem escolhe o Luciana 250 para morar já tem isso bem definido, pois todos os apartamentos contam com um cômodo para a adega. Ele fica próximo ao espaço gourmet, uma vantagem para quando reunir a família e os amigos para apreciarem um bom vinho.

Depois de ter o local definido, outros itens precisam ser observados.

1 – Iluminação

Adega no apartamento

Mesmo que sua adega não precise ser subterrânea, é necessário atenção para a iluminação. Afinal, como já dissemos, as bebidas não podem receber luz direta do sol, pois correm o risco de se degradarem e envelhecerem precocemente. Por isso, o ideal é buscar um arquiteto para desenvolver um projeto que conte com a iluminação correta.

Como o ambiente precisa ser o mais escuro possível, uma iluminação embutida e indireta é a mais adequada para esse espaço. 

2 – Refrigeração

Adega no apartamento

 

O condicionamento das garrafas é essencial. Por isso a refrigeração da adega no apartamento é um item que deve ser observado. Apesar de não ser uma obrigatoriedade, ela é necessária para manter a temperatura do vinho e evitar que a bebida sofra mudanças bruscas.

Além disso, existem aparelhos de ar-condicionado específicos para adegas que permitem a autorregulação da temperatura.

3 – Armazenamento na adega do apartamento

Adega no apartamento

A melhor alternativa para fazer o armazenamento correto das garrafas de vinho é investir em um armário específico para isso. Existem alguns modelos disponíveis no mercado com prateleiras comuns ou no padrão favo de mel. Também é possível utilizar suportes para acomodar as bebidas deitadas para o líquido permanecer em contato com a rolha. Mesmo assim, o ideal é fazer um armário sob medida que permite aproveitar melhor o espaço disponível.

4 – Nada de trepidação na sua adega

Na hora de escolher os móveis para armazenar as garrafas, evite aqueles que precisam sair do lugar para dar acesso às bebidas. Essa trepidação pode danificar as embalagens e, por mais pequenas que sejam, podem causar a entrada de ar e alterar o sabor do vinho.

Acessórios para vinho complementam sua adega no apartamento

Adega no apartamento

Se você tem uma adega em casa também precisa ter os acessórios ideais para degustar seu vinho. Por isso não abra mão de utensílios que facilitam o momento de abrir, servir e armazenar aquela garrafa que não foi totalmente consumida. Alguns dos mais básicos são taças, saca-rolha e corta-gotas.

Mas você pode elevar a experiência de degustar um bom vinho providenciando também um decanter, termômetro e vacu vin, uma bomba a vácuo para fechar a garrafa que não teve o líquido consumido totalmente e preservar suas características.

5 – Climatizadores são ideais para que não têm um cômodo inteiro do apartamento para a adega

Adega no apartamento

Quem não tem um ambiente inteiro para transformar em adega, pode investir em um refrigerador específico como os climatizadores. Esse tipo de adega se encaixa em diferentes espaços do apartamento como na área gourmet, na cozinha ou no living. Além de manter os vinhos na temperatura certa, o climatizador acomoda as garrafas na posição ideal e traz mais facilidade para o manuseio.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado