Apartamentos compactos: a nova tendência do mercado imobiliário

Na última década, os apartamentos compactos tornaram-se uma forte tendência no mercado imobiliário. A demanda surgiu do novo padrão de vida do brasileiro médio, que passa mais tempo fora do que dentro de casa e, portanto, deixa de exigir lares tão espaçosos.

Para as incorporadoras, a nova tipologia de imóveis pode ser bastante vantajosa. Não somente em questão de oferta e demanda — e, acredite, há demanda —, mas também no sentido de possibilitar a otimização na construção de mais unidades por simples matemática. Nos apartamentos compactos, os espaços possuem menos metros quadrados, porém, os ambientes são, em compensação, 100% funcionais, o que acaba sendo, indubitavelmente, um grande diferencial.

Neste cenário, apartamentos no estilo loft e studios, com ambientes abertos ou com um dormitório, ganham vez e atraem mais interessados. Design arrojado e funcionalidade acima de tudo conquistam um novo público de moradores mais desapegados. Não é incomum ver apartamentos compactos a partir de 10 m² — que podem chegar até 40 m².

Apesar de ter um perfil específico de morador, para este nicho, o público-alvo é composto majoritariamente por investidores, que compram as unidades visando tanto o aluguel quanto modalidades de shortstay, como é o caso da plataforma Airbnb.

O alto padrão imobiliário já entendeu que há uma janela aberta para investimentos nesta área e realiza cada vez mais empreendimentos que atendam à tendência, seja através de empreendimentos totalmente focados em apartamentos compactos ou pela adição de algumas unidades que façam jus a dita demanda.

Um bom exemplo disso é o nosso projeto Praça Nilo, que mesmo não sendo um empreendimento de apartamentos compactos, oferece opções que podem agradar este público. Planejado em parceria com a Smart Arquitetura, traz unidades duplex e garden, mas conta também com lofts de 47,5 m²

apartamentos compactos

Este pequeno passo em direção aos apartamentos compactos já foi um bom indicativo da força que o mercado possui — algo que não poderíamos simplesmente ignorar. Portanto, o que nós, da Wolens, podemos adiantar é que há novidades muito boas no que diz respeito aos apartamentos compactos de alto padrão em Porto Alegre.

Fique atento ao nosso blog e às nossas redes sociais para não perder o que está vindo por aí.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado