Arte em Porto Alegre: 12 dicas de Mariana Prestes para conferir
O que você sente quando aprecia pinturas, contempla esculturas ou assiste a apresentações teatrais? Quando nos expomos à arte, nosso corpo e mente experimentam várias sensações e isso está diretamente relacionado ao nosso bem-estar. Já existem até evidências do quanto esse contato traz benefícios para nossa saúde. Pensando nisso, convidamos a embaixadora do Ondular, a designer Mariana Prestes, para fazer uma curadoria especial com dicas de onde apreciar arte em Porto Alegre.
A capital gaúcha é repleta de espaços onde a produção artística é a atração principal. Nesses ambientes, as técnicas são variadas e o espaço arquitetônico é projetado para dispor adequadamente as peças de arte. Além disso, eles são pensados para oferecer a melhor experiência ao visitante, para que aprecie as obras e elas despertem seus pensamentos e emoções particulares.
Confira a seguir a lista de 12 lugares onde a aproximação com a arte acontece e pode trazer benefícios para você. O espaço é uma experiência imersiva, onde o visitante é convidado a embarcar no barco da imaginação e relembrar suas memórias afetivas.
12 espaços de arte em Porto Alegre para você visitar
A capital gaúcha oferece várias opções para você apreciar vários formatos de arte. São galerias, museus e institutos que oferecem diferentes possibilidades do visitante viver a arte e ter experiências culturais marcantes.
1 – MARGS
O Museu de Artes do Rio Grande do Sul existe há quase 70 anos e é considerado um dos espaços de arte mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 50 mil obras de arte que incluem artistas brasileiros, com ênfase nas produções gaúchas, e também internacionais. Todas elas fazem parte de todo contexto de preservação da memória artística da instituição.
Endereço: Praça da Alfândega, s/nº, Centro Histórico.
Horário: terça a domingo, das 10h às 19h.
2 – Fundação Iberê
A Fundação Iberê foi criada em 1995 para preservar e divulgar a obra de Iberê Camargo, um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX.
Além de exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e oficinas, a instituição fomenta programas para o desenvolvimento da arte.
Endereço: Av. Padre Cacique, 2000, Praia de Belas.
Horário: quarta a domingo, das 14h às 18h.
Nota afetiva sobre Iberê Camargo
Durante a infância, Mariana Prestes conviveu um período com o artista. Para ela, indicar a Fundação como um espaço para apreciar arte em Porto Alegre traz lembranças afetivas. “Iberê Camargo foi amigo dos meus pais. Geralmente, aos domingos eu ia ao atelier e via ele pintar. Fui a única criança retratada pelo artista”, lembra a designer.
3 – Instituto Ling
O Instituto Ling é um centro cultural de arte em Porto Alegre onde a arte está por todos os lados, inclusive na arquitetura do prédio que traz um design atemporal e minimalista. No local são promovidas atividades como exposições, eventos de teatro, cinema, música, cursos livres de curta duração, palestras, seminários, conferências e ciclos de debates nas mais variadas áreas do conhecimento.
Endereço: Rua João Caetano, 440, Três Figueiras
Horário: segunda a sábado, das 10h30 às 20h.
4 – Galeria de Arte do DMAE
A Galeria de Arte do DMAE faz parte do Centro Histórico-Cultural Antônio Klinger Filho. No local os visitantes podem conferir um acerto de mais de 200 obras doadas por artistas que já participaram de exposições ali.
O prédio onde está localizado é uma atração à parte. Como era um reservatório de água na década de 40, apresenta uma arquitetura diferenciada, com dezesseis pilares e altura do pé direito superior a 3,8 metros.
Endereço: Rua 24 de Outubro, 200, Moinhos de Vento.
Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h30.
5 – Pinacoteca Aldo Locatelli
A Pinacoteca Aldo Locatelli recebe constantemente diversas formas de exposição artística. O local tem como objetivo aproximar a arte e a cultura dos porto-alegrenses e dos visitantes da capital gaúcha.
Endereço: Paço dos Açorianos, Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico.
Horário: segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
6 – Farol Santander
O Farol Santander é um espaço onde a integração social e cultural tem como objetivo relembrar o passado e marcar o presente. A conexão com a criatividade é promovida por meio da música, dança, cinema e exposições.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico.
Horário: terça a sábado, das 10h às 19h, domingos e feriados das 11h às 18h.
7 – Casa de Cultura Mário Quintana
Na Casa de Cultura Mário Quintana o contato com a arte acontece desde a chegada ao local. O prédio que antigamente abrigava o Hotel Majestic é considerado patrimônio histórico e apresenta uma arquitetura admirável. São 12.000m² construídos destinados a espaços culturais voltados ao cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura.
Endereço: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico
Horário: diariamente, das 10h às 20h.
8 – Galeria de Arte Mamute
A Galeria de Arte Mamute é um espaço onde você pode conferir obras de nomes consolidados e de jovens artistas. Seu acervo conta com produções que integram importantes coleções nacionais e internacionais. Além disso, o visitante pode conferir obras feitas em diversas técnicas, como pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura e novas mídias.
Endereço: Caldas Júnior, 375, Centro Histórico.
9 – Bolsa de Arte Galeria
A Bolsa de Arte é uma galeria com mais de 40 anos de atividade em Porto Alegre. No local é possível encontrar arte contemporânea de diversos artistas conceituados do cenário nacional. No espaço também acontecem feiras e momentos de interação com os visitantes, como a atividade “conversas com o artista”.
Endereço: Visconde do Rio Branco, 365, Floresta.
Horário: segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 13h30.
10 – Gravura Galeria
A Gravura Galeria é mais um espaço para fomentar a arte em Porto Alegre. Inicialmente, foi criada com objetivo de renovar o conceito de galeria de arte e seu foco era específico em gravuras e arte sobre papel. Hoje o espaço trabalha com pinturas de artistas gaúchos e também conta com uma diversidade de técnicas. A galeria também promove palestras, mesas redondas, cursos e oficinas para divulgar artistas e seus processos. Além disso, no local ocorrem exposições individuais e coletivas.
Endereço: Coronel Corte Real, 647, Petrópolis.
Horário: segunda à sexta, das 9h30 às 18h30, sábado, das 9h30 às 13h30.
11 – Fundação Ecarta
A Fundação Ecarta é um espaço de arte em Porto Alegre que mantém projetos permanentes que estimulam a doação de órgãos. No local acontecem, especialmente, exposições de arte contemporânea, mas também conta com apresentações musicais e circuitos de debates e oficinas.
Endereço: Av. João Pessoa, 943, Farroupilha
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h.
12 – Ocre Galeria
A proposta da Ocre Galeria é a produção contemporânea. Além disso, mantém um programa de exposições para divulgar a arte brasileira. Ainda tem o objetivo de preservar a história e apoiar novos artistas tanto com o acervo físico quanto com online.
Endereço: Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico.
Horário: segunda a sexta, das 10h às 18h, sábados das 10h às 13h30.
A arte em Porto Alegre também está presente na arquitetura
Mas as possibilidades de contato com a arte em Porto Alegre não estão restritas à galerias e museus. Quem anda pela capital gaúcha também se depara com centenas de obras arquitetônicas que encantam por sua beleza, imponência e design. Para citar algumas de acesso público, temos a Igreja Nossa Senhora das Dores, o Palácio Piratini e o Solar dos Câmara.
SAIBA MAIS: CONHEÇA O ONDULAR, NOVO EMPREENDIMENTO WOLENS NO MOINHOS DE VENTO
Além disso, os empreendimentos imobiliários atuais trazem detalhes que são verdadeiras obras de arte e se destacam na paisagem da cidade. Em breve, mais um fará parte desse cenário, o Ondular, novo empreendimento da Wolens no Moinhos de Vento. A fachada possui design exclusivo e atemporal em 360º que se mantém em todas as laterais, para ser visto de todos os ângulos.
Dicas bônus para apreciar arte fora de Porto Alegre
Para quem viaja e tem no roteiro a visitação a espaços onde a arte é o tema principal, a embaixadora do Ondular tem duas dicas extras: Galeria Clima e a exposição de Rogério Pessôa, em Gramado.
A Galeria Clima surgiu em Brasília e hoje tem unidades em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em Miami, nos Estados Unidos. Apesar de ter espaços fixos, se considera uma galeria itinerante e mutável. Além das exposições, faz parceria com grande escritórios de arquitetura do Brasil e dos EUA para criar ambientes culturalmente ricos.
A exposição Uma Viagem pela Vila dos Olhos Fechados, de Rogério Pessôa, acontece até dia 28 de agosto de 2022, em Gramado e traz 15 obras inéditas do artista. No local, o visitante é convidado a embarcar no Barco da Imaginação, onde vive uma experiência imersiva para relembrar suas memórias afetivas.
A exposição está instalada no Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen, tem a curadoria de Cézar Prestes e a visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h30.