Como funciona a dação em imóveis de alto padrão?

A compra de um imóvel pode ser realizada a partir de diversas formas de pagamento. Entre as modalidades mais comuns no mercado imobiliário estão o pagamento à vista, à prazo, o financiamento e o consórcio. No entanto, quem já possui um imóvel ou até mesmo outro bem material de valor, é possível também efetuar a compra do novo lar por meio de dação.

Em imóveis de alto padrão, essa prática tem se tornado bastante comum e vantajosa tanto para quem está adquirindo quanto para está vendendo. Dependendo do que será envolvido na negociação, o comprador consegue quitar ou diminuir consideravelmente o valor do imóvel desejado, e a incorporadora ou construtora tem mais chances de venda ao oferecer essa forma de pagamento para os seus clientes.

Entenda mais neste post como funciona a dação em imóveis de alto padrão e tire suas dúvidas na hora de escolher a melhor forma de pagamento para a compra do seu novo lar!

O que é dação no mercado imobiliário?

Existem diferentes formas de se efetuar a compra de um imóvel, e uma delas que vem se tornando cada vez mais comum, principalmente no mercado imobiliário de alto padrão, é a dação.

A dação nada mais é do que um acordo, entre credor e devedor, no qual um determinado bem material, como um apartamento, uma casa, um terreno ou até mesmo um automóvel, é aceito em substituição do pagamento do novo imóvel, podendo o valor de compra ser reduzido a partir do que foi negociado.

Em outras palavras, se você mora em uma casa, mas deseja se mudar para um apartamento de alto padrão no mesmo bairro, por exemplo, com a dação você pode oferecer a sua casa como parte do pagamento e financiar o valor restante.  Além de ser uma modalidade que oferece mais facilidades no processo de compra do imóvel, com a dação você tem a oportunidade de obter menores juros e reduzir o pagamento do Imposto de Renda, dependendo da diferença em dinheiro entre o bem material e o novo imóvel.

A dação em imóveis de alto padrão

Por ser uma forma de pagamento bastante vantajosa para ambas as partes envolvidas, a dação no mercado imobiliário de luxo é uma prática que vem sendo comum nos últimos anos. Assim, a cada novo empreendimento, incorporadoras e construtoras vêm oferecendo essa opção para seus clientes que possuem algum bem material de valor menor ao imóvel disponível para venda.

No entanto, apesar da dação ser permitida em diferentes bens, tais como apartamentos, casas, lojas comerciais, terrenos, lotes e automóveis, cabe à incorporadora ou construtora avaliar se a negociação poderá ou não ser aceita. Em caso afirmativo, é feita uma oferta para o comprador, sendo a dívida restante acordada a partir da melhor forma de pagamento para o cliente.

Vantagens da dação na compra de imóveis de alto padrão

Uma das principais vantagens da dação na compra de imóveis de alto padrão é que você pagará uma quantia bem menor em dinheiro. Mesmo que você tenha que pagar um valor restante a partir do acordo feito com a incorporadora ou construtora, os juros serão bem menores se for financiar, por exemplo, e todo o processo de compra é facilitado, sem muita burocracia.

A dação também se torna muito mais vantajosa se você estiver negociando o pagamento do imóvel novo por um outro imóvel seu, como um apartamento usado. Assim, você não precisa se preocupar em ter que vender o seu imóvel antigo primeiro para poder pagar o novo lar, ganhando em tempo e evitando que você perca uma boa oportunidade de compra.

Como você viu, a dação em imóveis passa a ser uma forma de pagamento bastante utilizada no mercado imobiliário de luxo e muito vantajosa para todas as partes envolvidas. Há inúmeras modalidades de compra de um imóvel, e a dação tem se mostrado uma das mais atraentes se você tiver algum bem material a ser negociado.

Na Wolens, você pode contar com diferentes opções de pagamento para ter o seu apartamento de alto padrão conosco, sendo a dação uma das nossas modalidades disponíveis.

Ficou interessado por algum dos nossos empreendimentos e gostaria de saber mais sobre as nossas formas de pagamento? Entre em contato conosco agora mesmo e venha fechar um excelente negócio!

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado