Cor do ano 2023: descubra o que é tendência para seu lar

Chegou aquela época em que arquitetos, designer e os apaixonados por moda e decoração ficam de olho no que será tendência pelos  próximos 12 meses. É o momento das marcas divulgarem a cor do ano 2023 e várias delas já circulam na decoração de interiores e em peças de vestuário.

Mas a escolha da cor que vai estar em destaque no seu lar deve ir muito além das tendências. Ela precisa refletir a sua personalidade, estar alinhada com a mensagem que você quer passar e as sensações que deseja despertar em cada ambiente. Afinal, a tonalidade, o brilho e até a combinação de tons comunicam algo e podem refletir em nosso comportamento.

Para ficar por dentro das novidades e decidir o que faz sentido incluir no seu lar, reunimos o que as principais marcas já revelaram. Coral, Suvinil e Sherwin-Williams já deram seus veredictos sobre a cor do ano 2023, mas Pantone ainda não bateu o martelo sobre os tons que vão ditar as próximas tendências. Confira.

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Cor do ano 2023 da Suvinil é inspirada na transição

Cor do ano 2023

Calcita alaranjada, esse é o nome escolhido pela Suvinil para sua cor do ano 2023. De acordo com a marca, é um laranja terroso que traz energia e inovação para combinar com o momento de transição que vivemos.

Além disso, a ideia é que a cor traga para o próximo ano a segurança ancestral e a esperança para seguir em frente. No material de divulgação, a Suvinil destaca que a cor é “como os laranjas dos anos 1970 e nos remete aos tons escavados do solo por nossos ancestrais, nos ajuda a caminhar firme pelo presente”. 

Coral investe no aconchego

Uma cor positiva e natural. É assim que a Coral define a cor que a marca escolheu para 2023. Batizada de silêncio do inverno, a ideia é que ao se deparar com um ambiente onde ela predomina as pessoas sintam-se conectadas com a natureza e tenham a sensação da tranquilidade de estar em casa. 

Silêncio do inverno Coral

Além disso, está diretamente relacionada ao caminho que o mundo está seguindo, com o meio ambiente no topo das discussões globais: “silêncio para evocar a plenitude da natureza, e inverno para transmitir a magia presente em suas transformações”, revela a marca.

Como o objetivo é levar mais aconchego para os ambientes, a aplicação da cor do ano 2023 da Coral é versátil e pode estar em diversos ambientes. A cozinha pode se tornar um espaço mais suave, o dormitório mais acolhedor, a brinquedoteca mais lúdica e a sala mais equilibrada.

Sherwin-Williams aposta nos tons terrosos para o próximo ano

A Sherwin-Williams não apresentou apenas uma cor do ano 2023, mas sim uma coleção que foi batizada de Terra. Ela traz 40 tonalidades divididas em quatro paletas: bioma, saberes, essencial e origem. Todas elas têm em comum tons neutros e terrosos que também apresentam pouca saturação.

Cor do ano 2023

Como acontece todos os anos, a escolha reflete a interpretação da marca sobre o momento que o mundo passa. Dessa forma, cada paleta foca em um ponto específico:

Bioma – ressalta os componentes de um ecossistema em constante transformação e reforça a necessidade de equilíbrio para manutenção da Terra. Suas cores remetem aos tons da terra e do céu cravejado de nuvens.

Saberes – tem inspiração na sabedoria através dos séculos e culturas e incentiva o poder da criação. Faz isso por meio de tons vermelhos argilosos, pastéis acinzentados e que remetem a jóias preciosas.

Essencial – traz a ideia do sentir-se em casa e suas cores são consideradas terapêuticas e restauradoras. É composta de marrons terrosos e brancos que remetem a argilas naturais e areias de dunas queimadas pelo sol.

Origem – faz uma conexão entre o passado e o futuro, pois busca nas primeiras memórias vibrações positivas e alegrias para o presente. Nessa paleta prevalecem tons brilhantes, escuros magnéticos e neutros.

Cor do ano 2023

São vários tons que combinam entre si e podem estar em diferentes ambientes do seu lar. 

Viva Magenta é a cor do ano 2023 eleita pela Pantone

A Pantone já dava algumas dicas de qual seria sua cor escolhida para o próximo ano antes mesmo de revelar a Viva Magenta. Em setembro, durante o New York Fashion Week, ela divulgou o Fashion Color Report, seu estudo para a indústria da moda da temporada primavera/verão 2023, a marca mostrou que o alto astral estaria presente com uma cartela bem colorida e tons vibrantes de vermelho, laranja, verde e amarelo. 

Quando finalmente mostrou ao mundo o Viva Magenta, anunciou o que todos já esperavam, uma cor que vibra com força e energia. “É uma cor enraizada na natureza, descente da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor”, resume o material de divulgação no site da Pantone. E você, já está preparado para incluir essa cor pulsante, que traz alegria e entusiasmo para os ambientes?

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