Dia Nacional do Livro: 5 livros brasileiros para você ler ou reler

No dia 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro, data que busca celebrar a literatura brasileira em toda a sua expressão e diversidade. Para marcar o dia, a Wolens selecionou 5 livros brasileiros para você ler ou reler. Acompanhe a leitura.
1. Trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo
Nossa primeira dica é um clássico da literatura brasileira. De autoria do escritor gaúcho Érico Veríssimo, a trilogia O Tempo e o Vento é uma das produções literárias mais importantes do país, pois conta a história do Brasil a partir da região Sul, desde a ocupação do Continente de São Pedro, em 1745, até o fim do Estado Novo, em 1945. São 3 romances históricos, divididos em O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1961). A riqueza narrativa de Érico Veríssimo, os personagens marcantes das famílias Terra, Caré, Amaral e Cambará, e o cenário que tanto conhecemos tornam os livros da trilogia O Tempo e o Vento clássicos para serem lidos e relidos.
2. O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza
Para quem busca um livro do século XXI que conste em todas as listas de melhores livros brasileiros, sem dúvidas, a indicação é O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza. O livro, ganhador de prêmios nacionais e internacionais, é um relato autobiográfico narrado em terceira pessoa. A história gira em torno dos aprendizados, dificuldades e pequenas vitórias de se ter um filho com síndrome de Down. O livro é cru, mas um relato real de superação e amor.
3. A Estrutura da Bolha de Sabão, de Lygia Fagundes Telles
Aos adeptos de contos e prosas sobre o cotidiano, a indicação é o livro A Estrutura da Bolha de Sabão, de Lygia Fagundes Telles. O conto homônimo ao livro é o mais famoso da autora, e todos os outros também trazem histórias de protagonistas mulheres envolvidas por conflitos pessoais, com pessoas próximas ou até mesmo com o lugar em que vivem. Os contos abordam assuntos que interessam a todos, como amor, fidelidade, relacionamentos, sonhos e o comportamento humano.
4. Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa
Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Grande Sertão Veredas é um livro imperdível. Escrito por João Guimarães Rosa, a história narra a vida de Riobaldo, falando sobre suas histórias de vingança, lutas, perseguições, medos, amores e dúvidas pelos sertões. A leitura é longa, com quase 600 páginas, mas encanta pela profundidade narrativa com que Guimarães Rosa traz o relato do personagem principal e a sua relação com assuntos universais, como vida, morte, amizade, Deus, Diabo e a vida no sertão brasileiro.
5. O Melhor da Poesia Brasileira
Por último, mas não menos importante, trazemos um gênero encantador: a poesia. O livro O Melhor da Poesia Brasileira traz, em 160 páginas, poemas de João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Um compilado perfeito para quem quer conhecer mais ou ter sempre ao alcance as poesias mais lindas e famosas do Brasil.
Gostou das nossas indicações de livros brasileiros? Qual desses é o seu preferido? Compartilhe conosco nos comentários. A Wolens adora ouvir você! Para outros conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog.