Empreendimentos imobiliários do futuro: construir hoje pensando no amanhã

Construir o presente pensando no amanhã. É isso que os compradores precisam ter em mente na hora de escolher seus imóveis. Afinal, o projeto arquitetônico de um empreendimento imobiliário do futuro considera muito mais que design e elegância. Ele transmite uma perspectiva em qe segurança, privacidade, praticidade e tecnologia se complementam.

Além disso, traz uma proposta de sustentabilidade com benefícios que começam na economia de água e energia. Mas não param por aí, pois passam pelo reaproveitamento e reciclagem de resíduos e chegam a serviços integrados no próprio condomínio, como lavanderia compartilhada. Uma proposta contemporânea para oferecer mais qualidade de vida para os moradores. Questões que refletem não apenas no empreendimento, mas também na região onde ele está localizado.

empreendimento imobiliário

Empreendimento imobiliário de alto padrão vai além das exigências legais

Construtoras de excelência, que estão à frente do mercado e desenvolvem projetos para empreendimentos imobiliários do futuro sabem que só seguir as exigências das leis ambientais não basta. Para se destacar e realmente construir imóveis que estejam preparados para o amanhã, é preciso ir além e oferecer outras vantagens.

Dessa forma, versatilidade, modernidade e sustentabilidade devem se destacar nos projetos integrando tecnologia, natureza, modernidade e economia. Assim, os empreendimentos de hoje que estão de olho no futuro possuem projetos que comportam manejo de recursos hídricos, utilização de painéis solares, aplicação de telhado verde e cabeamento subterrâneo para não agredir o meio ambiente, por exemplo.

Além disso, seguem tendências que levam em conta as rotinas de trabalho, educação e lazer dos moradores. Com espaços multiuso e acomodações ultramodernas, como auditórios, salas de reunião, coworking e lounges externos equipados para atender diferentes necessidades.

SAIBA MAIS: COMO RECONHECER UM EMPREENDIMENTO DE ALTO PADRÃO CONSTRUTIVO

Smart home conta com aparelhos que deixam sua casa inteligente

Tendência nos últimos anos, a ideia de tornar a casa conectada a aparelhos tecnológicos veio para ficar. Principalmente porque une praticidade e conforto à segurança.

Fechaduras, câmeras de vigilância, lâmpadas, cortinas, sistema de irrigação e até eletrodomésticos podem ser controlados à distância pelo celular. Basta estar conectado à internet. 

Essa ideia de smart home, que remete à casa do futuro, surgiu focada na praticidade, mas hoje também é vista como uma opção que contribui para a sustentabilidade. Apenas o fato de poder controlar a iluminação, automatizando o sistema para que as luzes se apaguem assim que o sol nasce, já é um exemplo. Ou seja, com a utilização eficiente desse e de outros sistemas, como condicionamento de ar e ventilação, é possível ter redução no consumo e aumento na produtividade.

Dessa forma, saem na frente os empreendimentos imobiliários que já trazem em seu projeto a ideia de ter um imóvel no estilo smart home. Já que é mais fácil de executar o projeto ainda na fase de construção do que após estar pronto, pois exige modificações que dependem de infraestrutura. 

Empreendimento imobiliário do futuro também foca em segurança

empreendimento imobiliário

No quesito segurança, a tecnologia pode auxiliar muito. Além do sistema de vigilância, com câmeras de monitoramento com acesso pela internet, o registro de entrada e saída dos empreendimentos pode seguir as mesma linha.

Residenciais que estão à frente nessa etapa já contam com sistema de identificação e registro dos acessos ao local. Biometria, reconhecimento facial e tags criptografadas são utilizadas para acionar elevadores, abrir portas e acessar a garagem, por exemplo.

Tecnologia e futurismo também estão presentes na decoração

empreendimento imobiliário

De forma geral, a decoração futurista se destaca por móveis com design diferenciado, com predominância do branco e das luzes de led, além de características minimalistas.

Nos dormitórios, por exemplo, objetos como a cama flutuante, fixada à parede, são pontos de destaque. Já na sala de estar, o visual futurista surge com sofás arredondados e peças que abusam da criatividade.

Enquanto isso, na cozinha, quem garante o clima de futuro é a iluminação que pode ser composta por luminárias com focos de luz direcionados em cores e tons variados, como o azul e o neon.

Já nos espaços de convivência dos empreendimentos imobiliários do futuro, além da iluminação e design diferenciados dos móveis, a tecnologia é que se destaca.

empreendimento imobiliário

SAIBA MAIS: CONHEÇA AS MELHORES PLANTAS PARA CULTIVAR NA SACADA

Mas não é só de tecnologia que a decoração do futuro se vale. Aqui, o conceito de sustentabilidade também está presente por meio do urban jungle. Um estilo de decoração que valoriza a construção de pequenos jardins dentro de casa para aproximar os moradores da natureza. Além de purificarem o ar e trazerem benefícios para a saúde, as diferentes plantas que podem ser cultivadas dentro de casa compõem uma decoração focada no futuro, pois trazem o conceito de preservação do amanhã.

Tecidos de revestimentos ecológicos fazem parte dessa tendência futurística. Afinal, para ser ainda mais inteligente, sua casa precisa ser sustentável. De móveis a materiais de construção, várias opções que não prejudicam o meio ambiente já estão disponíveis no mercado. Escolher algumas delas é uma forma do empreendimento imobiliário promover uma ação positiva com reflexos no futuro.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado