Estilo contemporâneo na decoração da sala de estar

A sala de estar é o cartão de visitas da nossa casa e também um dos espaços onde passamos a maior parte do nosso tempo. Seja para receber os amigos, ficar junto com a família, assistir a um filme ou até mesmo relaxar, é nesse ambiente de convivência e aconchego que a decoração precisa ser bem planejada, de forma que fique acolhedora, intimista e funcional na mesma medida.

Se você está buscando a decoração ideal para sua sala de estar, o estilo contemporâneo é, sem dúvidas, a aposta certa para esse tipo de ambiente. Uma decoração contemporânea pode ser definida como um estilo clássico, mas totalmente atual e atemporal, trazendo sofisticação e simplicidade na escolha dos móveis, cores e demais elementos.

Para ajudar na decoração contemporânea da sua sala de estar, mostramos a seguir alguns detalhes importantes que devem ser considerados no uso deste estilo, além de dicas para você se inspirar e tornar a sua sala a mais aconchegante possível. Confira!

Paleta de cores neutras

Cores neutras como cinza, bege, preto e branco são uma assinatura do estilo contemporâneo e não podem ficar de fora na decoração da sua sala de estar. Tons mais fortes e vibrantes, como vermelho, laranja, amarelo e azul, também são comumente utilizados para fazer um jogo de contrastes com os tons neutros predominantes na sala. Com paredes pintadas em um neutro básico, por exemplo, você pode ter um cenário incrível deixando apenas uma parede com cor vibrante ou até mesmo utilizar objetos decorativos na cor contrastante para dar ainda mais personalidade ao ambiente.

Linhas nítidas e variadas

O estilo contemporâneo também é caracterizado pelo uso de linhas nítidas, sejam elas retas ou sinuosas. Essas linhas podem ser encontradas em diversos detalhes da sua sala de estar, desde móveis, como estantes, poltronas e mesas de centro, até detalhes arquitetônicos, como tetos altos, paredes, janelas e lareira. Além disso, dê preferência por misturar linhas retas e curvas para um maior contraste e movimento no ambiente. Se você tiver um conjunto de poltronas e um sofá curvilíneo, por exemplo, traga uma escultura vertical ou uma luminária pendente para fazer essa combinação.

Móveis contemporâneos

Para compor a decoração contemporânea da sala de estar, os móveis precisam ser marcantes, mas ao mesmo tempo minimalistas, funcionais e confortáveis. Um dos pontos comuns em móveis contemporâneos é que peças estofadas como sofás, poltronas e pufes costumam estar quase sempre com as pernas expostas, além de contarem com materiais mais naturais, do tipo algodão, linho, seda, juta e veludo.

Se você optar por cores neutras nas paredes, utilize mobílias com cores fortes e sólidas que se destaquem, evitando excessos de estampas, enfeites, franjas ou babados. Lembre-se que quando se trata de um estilo contemporâneo, menos é sempre mais.

Objetos decorativos

Embora o estilo contemporâneo exija móveis mais minimalistas, os objetos decorativos podem ser mais ousados e criativos. Assim, dê um toque de personalidade para sua sala de estar, escolhendo pequenos elementos que acrescentam profundidade e intimidade ao ambiente, com vasos, almofadas, quadros, obras de arte ou plantas.

Pisos lisos

A escolha do piso para uma sala de estar contemporânea também deve priorizar a simplicidade e o conforto, optando por pisos lisos como madeira laminada, vinil ou carpete. Tapetes também são uma excelente opção para completar o estilo contemporâneo da sala de estar, desde que tenham cores neutras e texturas simples.

Iluminação direcionada

A iluminação é outro detalhe marcante no estilo contemporâneo e precisa ser bem pensada na hora de decorar a sala de estar. A principal regra é encontrar uma maneira de destacar cuidadosamente os principais pontos do ambiente, com luzes direcionadas para obras de arte ou móveis posicionados de forma planejada. Para isso, utilize luzes embutidas, trilhos, pendentes e luminárias, tudo sem exageros e de forma equilibrada para dar uma melhor sensação de aconchego.

Uma sala de estar contemporânea possui inúmeros detalhes para que você leve em consideração e consiga transmitir todo o conforto e a sofisticação desse estilo de decoração. Apostando nas cores, nos móveis e nos elementos certos, você transforma seu espaço de convívio em um lugar aconchegante e com o seu estilo próprio.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco se você tem também alguma outra dica de decoração para sala de estar contemporânea. Deixe seu comentário aqui no blog da Wolens!

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado