Hall do apartamento: 7 dicas para um espaço útil e agradável 

O hall do apartamento é a primeira impressão que você e seus convidados têm quando chegam ao seu lar. Por isso, a decoração deste espaço não pode ser negligenciada. 

Além de criar uma atmosfera agradável para a entrada, a escolha de móveis e acessórios certos pode deixar o ambiente mais aconchegante. Mas para isso, é preciso pensar no hall do apartamento como um local que vai além daquele reservado para guardar as chaves, deixar a correspondência, guarda-chuvas, sapatos ou casacos.

A seguir, a gente apresenta algumas dicas de como tornar esse espaço útil e confortável ao mesmo tempo. Confira.

7 dicas para tornar o hall do apartamento funcional e confortável

Existem várias dicas que você pode seguir para decorar a entrada do seu apartamento. Escolher entre elas envolve fatores que vão desde o seu estilo pessoal até o tamanho do cômodo. Quanto menor, menos exageros a decoração deve ter, principalmente para que o espaço possa ser funcional e confortável ao mesmo tempo.

1 – Estilo único combinado com a decoração dos outros ambientes

hall do apartamento

 

Mesmo que seja um espaço pequeno, o hall do apartamento pode se tornar um local confortável e funcional. Para isso você pode optar por seguir o mesmo padrão de decoração do resto do imóvel ou criar um estilo próprio, porém, com uma paleta de cores que acompanhe os outros ambientes.

2 – Escolha de cores é importante para deixar o hall do apartamento agradável

hall do apartamento

 

Como a ideia é criar um ambiente confortável e acolhedor, a escolha das cores das paredes e dos móveis deve seguir um padrão clean. Cores claras como branco, off white e bege são ideais para isso. Cinza e tons pastéis também são bem-vindos. Além disso, elas são atemporais e elegantes.

3 – Folhagens e flores tornam o ambiente acolhedor

hall do apartamento

 

O verde é uma cor vibrante que traz vida para o ambiente. Isso fica ainda mais evidente quando ela está presente nas plantas. Por isso, flores e folhagens são totalmente bem-vindas na decoração do hall. 

Mas atenção para a escolha das plantas, pois esse é um espaço do apartamento que, normalmente, recebe menos iluminação natural. O ideal é sempre conversar com um paisagista para indicar quais espécies se adaptam melhor à quantidade de luz solar disponível no local.

Uma opção para driblar a baixa luminosidade é investir em arranjos em vasos, com flores que podem ser trocadas periodicamente. Além de manter as plantas sempre frescas, isso permite que você varie na decoração.

SAIBA MAIS: COMO ESCOLHER AS MELHORES PLANTAS PARA SACADA

4 – Espelhos também têm espaço garantido no hall do apartamento

hall do apartamento

Colocar um espelho no hall tem duas funções principais. A primeira delas é bem conhecida dos arquitetos que pensam na decoração de espaços reduzidos, pois serve para dar a sensação de amplitude. Além disso, o acessório ajuda a dar aquela última conferida no visual antes de sair sem que você precise voltar no closet para isso.

5 – Iluminação correta faz toda diferença

A iluminação é tão importante quanto a escolha das cores ou móveis que farão parte do hall do apartamento. O ideal é escolher luzes que tragam a sensação de conforto, como aquelas em tom amarelo ou champanhe.

Você também pode optar por colocar lustres ou spots nas laterais do ambiente. Se houver espaço para poltronas ou cadeiras, abajures próximos a esses móveis também são uma opção.

hall do apartamento

6 – Poltronas, pufes e cadeiras são móveis que acolhem

Para tornar a entrada do seu apartamento mais receptiva, experimente colocar móveis que sejam acolhedores. Poltronas, pufes e cadeiras fazem bem esse papel. Afinal, com eles você convida as pessoas a sentarem, mesmo que indiretamente.

Mas atenção, se o hall for estreito, opte por móveis pequenos para não atrapalhar o fluxo e circulação na chegada ou saída do apartamento.

7 – Pense na funcionalidade

Mesinhas, aparadores, ganchos de parede e pequenos armários são os móveis mais indicados para garantir a funcionalidade do hall. Assim você mantém a ideia de utilizar esse espaço para guardar chaves, carteira, óculos, bolsas e outros acessórios do dia a dia e deixá-los mais acessíveis para quando sair.

Com essas dicas você vai deixar o hall do seu apartamento mais convidativo para quem chega e confortável para quem vive no imóvel. Principalmente para quem chega após um dia de trabalho e o maior desejo é descansar em casa.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado