O que são práticas sustentáveis e como adotá-las?

Ser sustentável vai muito além de importar-se com o meio ambiente. É uma atitude nobre que deve ser valorizada, pois é um traço de empatia pelas gerações futuras e pelo planeta.

No entanto, esse conceito é bem mais amplo do que a causa ambiental. É, na verdade, formado por três pilares dos quais falaremos neste post. Veja o que são práticas sustentáveis e como adotá-las na sua vida!

Social, ambiental e econômico: o tripé da sustentabilidade

O tripé da sustentabilidade surgiu como conceito empresarial. Cunhado pelo sociólogo britânico John Elkington, há 25 anos, chama-se na língua inglesa “triple bottom line”.

O termo engloba três pilares: o social, o ambiental e o econômico. Uma prática sustentável, portanto, precisa abarcar esses três alicerces.

Entenda os pilares do tripé da sustentabilidade

praticas-sustentaveis-02

No âmbito social, a prática sustentável visa melhorar à vida das pessoas — do bem-estar coletivo ao benefício de algum grupo. Por exemplo, quando uma atitude proporciona acesso à cultura, renda e qualidade de vida.

Do ponto de vista ambiental, ser sustentável é satisfazer necessidades próprias sem afetar o acesso das futuras gerações aos recursos naturais. É, em suma, ter um consumo consciente e de menor impacto negativo na natureza.

No último aspecto — mas não menos importante — a atitude precisa ser economicamente viável. É preciso haver benefícios financeiros para que uma prática seja considerada sustentável.

Como ser sustentável na rotina?

Depois de entender que sustentabilidade é muito mais do que uma preocupação ambiental, pode parecer difícil escolher práticas sustentáveis para adotar na rotina. Mas não é! Veja esse dois exemplos:

Usar mais a bicicleta e menos o carro

praticas-sustentaveis-03

Fazer trajetos de bicicleta é uma prática sustentável. É um meio de transporte não poluente, contribui para o bem-estar coletivo, já que colabora para uma cidade com menos trânsito, e é mais barato: você não gasta com combustível. Ou seja, possui os três pilares da sustentabilidade.

Comprar produtos na feira

praticas-sustentaveis-04

Se compararmos feiras com redes de mercados, o preço é bem mais reduzido. Aí já vem o pilar econômico desse hábito. Sobre o social, muitos feirantes buscam produtos direto de quem cultiva, o que acaba sendo um incentivo à agricultura familiar, e o pequeno produtor é justamente o que menos polui solos e rios com agrotóxicos.

praticas-sustentaveis-05

Gostou conhecer um pouco mais sobre práticas sustentáveis e como adotá-las? Compartilhe com a Wolens a sua opinião!

Leia também: 4 plantas para ter no seu apartamento

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado