Plantas no apartamento: 5 espécies que se adaptam ao interior

Estar rodeado de verde é um privilégio, pois ajuda a relaxar, melhora a qualidade do ar, deixa o ambiente mais fresco e contribui para o aumento da concentração. Além disso, ter plantas no apartamento é uma forma de ter ampliar o contato com a natureza e melhorar o seu bem-estar.

Sem falar que trazer as plantas para o lar também é uma forma de incrementar a decoração. Com o auxílio de arquitetos e paisagistas, é possível transformar o interior do seu imóvel, com mais sofisticação, personalidade e aconchego para cada ambiente.

Para inspirá-lo, confira algumas dicas que separamos e mostram espécies de folhagens que se adaptam bem dentro de casa, são fáceis de cultivar e trazem mais vida para os cômodos.

Conheça 5 plantas que não podem faltar no seu apartamento

1 – Samambaia

plantas no apartamento

As samambaias são plantas volumosas e com várias camadas, perfeitas para jardins verticais. Para valorizar essa característica, elas podem ficar suspensas em uma das paredes do cômodo. Mas também é possível aproveitar as estantes e colocá-las dispostas em prateleiras. As samambaias podem estar sozinhas no móvel ou intercaladas com livros, porta-retratos e outros objetos, como parte da decoração.

Quanto mais próximas umas das outras elas estiverem — e maior forem as folhas — melhor será o efeito de jardim vertical no ambiente. Para intensificar esse visual, coloque algumas suspensas no teto também.

Existem vários tipos de samambaias, entre os mais comuns e de fácil cultivo estão: a amazonas, a renda francesa, a asplênio e a paulistinha.

2 – Espada-de-são-jorge

 

A espada-de-são-jorge é uma ótima opção para decorar ambientes internos. Ela se adapta bem à sombra e não precisa de muita ventilação. Além disso, deixa o apartamento muito elegante.

plantas no apartamento

Em vasos grandes no chão, é perfeita para criar um clima de jardim dentro de casa. Algumas composições com essa planta favorecem ainda mais o ambiente, como colocá-las em frente a grandes janelas de vidro e encostadas em paredes. A única ressalva é para quem tem animais de estimação, pois a espada-de-são-jorge é tóxica se consumida pelos pets.

 

4 – Palmeira-leque

 

A palmeira-leque apresenta crescimento lento, por isso é uma superdica de planta para cultivar em vasos. Dentro do apartamento ela fica ainda mais bonita, exuberante e imponente.

As folhas são grandes, plissadas e de margem dentada, o que garante uma aparência com textura bonita para ser apreciada — ainda mais com o verde brilhante característico dessa espécie, cujo tom chama atenção do olhar assim que se entra no ambiente.

plantas no apartamento

O único detalhe é que ela se adapta melhor a lugares com bastante luminosidade. Portanto, o melhor local para acomodá-las é próximo a janelas. Para manter essa espécie sempre saudável é preciso remover as folhas velhas e secas e adubar durante o verão.

4 – Suculentas são plantas ideais para ter no apartamento

 

As suculentas são fáceis de cuidar e se adaptam facilmente ao ambiente interno. Elas têm como características raiz, talo ou folhas engrossadas, o que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Por isso, é ideal para quem viaja com frequência e não deseja se preocupar com a manutenção das plantas.

plantas no apartamento

Mesmo assim, elas precisam de muita exposição solar. O ideal é que elas fiquem, pelo menos, quatro horas por dia em contato com luminosidade — o que não será problema se o seu apartamento for como os do Praça Nilo ou o do Luciana 250, que possuem janelas amplas e muita entrada de luz natural.

Uma excelente ideia para dar mais estilo às suas suculentas é colocá-las em vasos no formato de xícaras que deixam a decoração mais descontraída. Mas, se quiser deixar o ambiente requintado, invista em terrários que trazem composições com pedras e areia colorida.

5 – Filodendro

 

Essa é uma espécie que pode ser colocada em vasos no chão ou compor espaços mais altos da decoração. quando suspensas, suas folhas em formato de coração criam uma composição pendente que traz charme e exuberância para o ambiente.

plantas no apartamento

Os filodendros são bastante versáteis e combinam tanto com decorações no estilo clásssico quanto as mais modernas. Além disso, podem ser encontrados em diferentes cores e tamanhos, o que oferece mais flexibilidade no momento de decorar seu lar.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para deixar o seu apartamento mais verde e seu dia a dia mais próximo da natureza.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado