Vida sem barreiras: conheça as inspirações por trás do Praça Nilo

A vida é movida pela inspiração. Estamos constantemente buscando novos ares e novas referências que inspirem nossos dias e sonhos. Uma vida sem barreiras é assim, uma procura constante por inspiração, em todo o lugar em que possamos encontrá-la.

Por isso, quando decidimos criar o Praça Nilo, exploramos o mundo em busca da arquitetura perfeita para trazer a Porto Alegre — e fomos bem-sucedidos! Apresentamos a você as inspirações por trás do novo empreendimento da Wolens. Confira!

One Hyde Park

inspiração-wolens-2

O empreendimento residencial mais caro já construído. Esse é o One Hyde Park, assinado pelo escritório Rogers Stirk Harbour + Partners, localizado no centro de Londres. Para se ter uma ideia de valores, ele custa U$ 2 bilhões, e uma de suas penthouses foi vendida, em 2017, pelo valor de U$ 237 milhões.

O One Hyde Park, como o próprio nome já diz, tem vista para o Hyde Park de um lado, lembrando um pouco da conexão que o Praça Nilo tem com a Praça André Forster.

inspiração-wolens-3

O empreendimento conta com quatro torres, 86 apartamentos e uma penthouse de dois andares em cada torre. Recepção, centros comerciais, lojas e opções de lazer também estão localizadas no complexo.

A instrução para os arquitetos foi de: “construir um marco histórico, que complementasse e aprimorasse as ricas texturas arquitetônicas já existentes, enquanto cria uma estrutura que fosse integrada aos prédios vizinhos”. A dinâmica do empreendimento com o seu entorno é fantástica, e o objetivo foi realmente alcançado!

8 Octavia

inspiração-wolens-4

Com a construção entregue em 2015, o 8 Octavia é uma obra localizada em São Francisco, assinada por Stanley Saitowitz, da Natoma Architects. Residencial, o prédio está situado em uma esquina, onde destaca-se majestoso.

Sua fachada é repleta de brises, operados pelos moradores, o que não somente transforma a aparência do prédio como também cria a impressão de que ele respira ao longo do dia. Mas a escolha dos brises não é meramente estética. Sua função é de economizar recursos, regular a temperatura, luz e som que adentram o apartamento.

inspiração-wolens-5

O 8 Octavia traz o conceito de loft como uma alternativa ao tradicional apartamento, um movimento que está sendo cada vez mais comum em São Francisco. O motivo por trás da escolha? Simples: “os lofts oferecem a seus ocupantes a liberdade de construir seu lar pela organização de sua mobília em uma planta aberta, com o mínimo de paredes e restrições”. É um empreendimento para exploradores e quem busca uma vida sem barreiras, assim como os moradores do Praça Nilo.

Spectrum Apartments

inspiração-wolens-6

Em Melbourne, um empreendimento chama a atenção pela alegria de suas cores. Graças a sua fachada irreverente e seu design contemporâneo, o Spectrum Apartments tornou-se uma referência arquitetônica e uma inspiração para o Praça Nilo.

Assinado por Billy Kavellaris, do Kavellaris Urban Design, a construção traz a marca urbana do estúdio e transforma a região de Box Hill, onde está localizada. A localização, inclusive, é um dos pontos que garante o aspecto único do Spectrum. Isso porque o local permite que o prédio tenha não uma, mas três frentes estrategicamente pensadas para uma linguagem arquitetônica sem igual.

inspiração-wolens-7

O design do projeto ainda traz a forte preocupação com a qualidade de vida e conforto dos moradores. As áreas internas de circulação são abertas e funcionam como um verdadeiro “pulmão” para o empreendimento, que além de ventilação natural proporciona iluminação natural e a presença de vegetação sempre verdejante.

One Jackson Square

inspiração-wolens-8

Para finalizar nossa lista, é a vez de Nova Iorque e de um empreendimento que arrematou diversos prêmios por sua realização. O One Jackson Square está localizado em uma área privilegiada de Manhattan, a Greenwich Village, fazendo um ótimo trabalho em transformar a sua vizinhança.

O empreendimento já chama a atenção pela sua aparência, mas surpreende ainda mais quando descobrimos que o escritório KPF modificou a área onde ficava um estacionamento para transformá-lo em um marco arquitetônico e edifício multifuncional.

O projeto do One Jackson Square levou em consideração seus arredores e criou um empreendimento com fachada espelhada que reflete tudo o que acontece ao seu redor, incorporando práticas sustentáveis como tetos verdes e colheita de águas pluviais. Seu design inovador e green friendly lhe garantiu os prêmios SARA/NY Urban Contextual Award (2010), NY Construction Award of Merit (2010), Chicago Athenaeum/Europe American Architecture Award (2010) e AIA NY State Award of Merit (2010). Realmente, fluidez e poesia em forma de prédio!

inspiração-wolens-9

O que achou das nossas inspirações? O Praça Nilo é um fruto do esforço conjunto da Wolens e Smart Arquitetura para trazer a Porto Alegre um empreendimento residencial com leveza e personalidade para aqueles que buscam uma vida sem barreiras. Conheça o Praça Nilo e apaixone-se!

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado