Vin chaud: a receita europeia que faz sucesso nas festas juninas

Nesta época são famosas as festas juninas, mas neste ano não teremos grandes festas, devido às recomendações de distanciamento social. Mesmo assim, isso não é motivo para não haver comemoração. As receitas à base de milho e os doces de amendoim podem ser feitos em casa, assim como o vin chaud, uma bebida de origem europeia feita no estilo do quentão com vinho tinto e especiarias. Pensando nisso, a Wolens traz para você, diretamente de Courchevel, na França, a típica receita do vin chaud.

Origem do vin chaud

Originalmente, a receita de vinho quente vem dos gregos antigos, mas se popularizou na Europa durante a Idade Média. Tradicionalmente associado às festividades natalinas, o vin chaud é vendido para aquecer moradores e turistas nas feiras de Natal em diversas cidades europeias. 

Por ter abrangência em toda a Europa, cada região utiliza ingredientes diferenciados na composição da bebida, como, por exemplo, o vinho do Porto, em Portugal, canela e conhaque, na França, ou cardamomo, na Alemanha. A nomenclatura também varia de região para região, podendo Glühwein, na Alemanha, Áustria, Suíça;  Glögg, na Suécia, e Mulled Wine, na Inglaterra, entre outros termos. De toda a forma, independentemente das especiarias escolhidas, o vinho quente é ideal para esquentar nos dias de inverno e dar um toque especial nas festas juninas. 

Vamos à receita!? 

INGREDIENTES:

– 1 garrafa de vinho tinto seco;

– 100g de açúcar cassonade;

– Casquinhas de laranja;

– 2 cravos;

– 1 anis estrelado;

– 2 sementes de cardamomo;

– 1/2 fava de baunilha.

MODO DE PREPARO:

Em uma panela, coloque o vinho, o açúcar e as especiarias. Aqueça os ingredientes até pouco antes do ponto de fervura e depois cubra e deixe descansar por, pelo menos, 1h. Importante lembrar que o vinho quente só pode ser aquecido, e não fervido. Caso contrário, o álcool contido evapora e as especiarias terão o sabor alterado, tornando-o amargo. Na hora de servir, aqueça novamente e decore-o com um pau de canela ou uma fatia fina de limão na borda do copo. Profitez bien

Gostou da receita? Continue acompanhando o blog da Wolens. Aqui sempre compartilhamos as melhores dicas para você e sua família. 

Leia também: Culinária a dois: receitas para fazer juntos no dia dos namorados

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado