Brises na fachada: beleza e conforto térmico em todas as estações do ano

Existem diversos recursos arquitetônicos para melhorar a qualidade de vida dos moradores de empreendimentos imobiliários. Um deles são os brises na fachada. Esses elementos criativos e funcionais embelezam a frente dos imóveis e trazem mais conforto térmico para o interior dos apartamentos, por exemplo. Além disso, são uma opção funcional que traz benefícios em todas as épocas do ano.

Brises na fachada

Os brises são mecanismos para serem utilizados na parte externa dos imóveis. Eles podem ser fabricados em diversos materiais, entre eles alumínio, aço galvanizado, madeira ou PVC. Possuem ainda formas e tamanhos variados, o que facilita a adaptação desses itens ao projeto arquitetônico.

Confira a seguir as principais vantagens de morar em um apartamento com brises na fachada.

6 vantagens dos brises na fachada

Uma das principais funções dos brises na fachada de um empreendimento é impedir que o sol atinja diretamente o interior dos apartamentos. Isso acontece porque os brises criam uma barreira física que aumenta o conforto térmico para os moradores. 

 

Além disso, esse recurso oferece privacidade aos moradores e cria diferentes jogos de luz e sombra, gerando efeitos estéticos interessantes para os ambientes.

  • Dar mais privacidade aos moradores
  • Reduzir a entrada de luz
  • Controlar a ventilação
  • Ajustar a visibilidade dentro do apartamento
  • Proteger a sacada ou varanda da ação de chuva, vento e sol
  • Preservar fachadas envidraçadas

Os brises na fachada também são uma alternativa sustentável para os empreendimentos imobiliários, afinal reduzem o consumo de energia com ar-condicionado e aquecedores ao contribuírem com o conforto térmico.

Brises na fachada

Tipos de brises na fachada

Os brises podem compor a fachada tanto na posição horizontal quanto na vertical. De qualquer forma, eles cumprem sempre as mesmas funções: trazer conforto térmico para os ambientes, privacidade para os moradores e mais ventilação ao imóvel.

A escolha entre um ou outro modelo depende de diferentes fatores, como design do projeto, dimensões da fachada, peso dos materiais, estrutura para fixação e necessidade de manutenção, por exemplo.

Brises na fachada

Além disso, é importante considerar a posição solar dos imóveis. Em empreendimentos voltados para o norte, que recebem luz solar durante todo o dia, o mais indicado é utilizar brises horizontais. Já nas fachadas que ficam de frente para o leste e oeste e recebem os raios solares pela manhã e à tarde, respectivamente, o melhor é utilizar brises verticais.

Fixos ou móveis

Os tipos de brises também podem ser classificados por sua mobilidade, sendo fixos ou móveis. Os fixos, assim como o próprio nome indica, não permitem movimentação. Já os móveis deslizam por trilhos, como uma porta ou janela, e sua posição pode ser modificada durante o dia para que os moradores obtenham o conforto necessário.

Um exemplo  em que os brises verticais e móveis trazem funcionalidade — ao mesmo tempo que compõem uma fachada com design contemporâneo e elegante — é no Vértice Home Design. A escolha da estrutura permite a movimentação de acordo com a posição do sol durante o dia. Assim, é possível controlar a luminosidade no interior dos apartamentos. Além disso, eles são feitos em alumínio, o que garante mais durabilidade e menos manutenção. A pintura em tom marrom cria a sensação de ser em madeira, trazendo aconchego e modernidade.

Brises na fachada

Agora que você já conhece as vantagens dos brises na fachada, que tal ver de perto todas essas funcionalidades? Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp (51) 99948-2525 e agende uma visita para conhecer as unidades disponíveis no Vértice Home Design. O empreendimento está pronto para morar e fica na Av. Ijuí, nº 259, bairro Petrópolis, uma das regiões mais cobiçadas de Porto Alegre.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado