Decoração nórdica: saiba como utilizar a tendência em 2019

Recentemente, trouxemos aqui no blog da Wolens a filosofia do hygge, que se tornou muito popular nos últimos anos. Segundo o princípio dinamarquês, a organização da sua casa e rotina deve ser feita de forma que priorize o conforto e aconchego. Embora não seja um estilo em si, o hygge apresenta forte influência da decoração dos países da região escandinava do planeta, o que resultou na criação do que chamamos atualmente de decoração nórdica.

Neste post, trazemos a você dicas especiais de como utilizar a decoração nórdica em 2019 e transformar os ambientes da sua casa em espaços superaconchegantes e modernos.

Decoração nórdica: acerte nas cores — menos é mais

cores - nórdicas
Foto: Habitissimo

A decoração nórdica é bastante semelhante ao minimalismo no que diz respeito ao esquema de cores proposto. Em decorações nórdicas, você vai encontrar o branco como cor predominante, acompanhado de tons neutros e sóbrios, como o cinza, marrom e bege. Essas cores “mais naturais” contribuem para a criação do conceito de um ambiente mais propenso à tranquilidade e ao relaxamento.

Acerte na escolha dos materiais

Seguindo a linha daquilo que é natural, materiais que estão bem presentes nesse estilo são a madeira e o couro, seja no mobiliário, nos revestimentos ou nos itens decorativos. Móveis em madeira, por exemplo, contribuem, e muito, para tornar um ambiente mais confortável, pois remetem à natureza e estão intrinsecamente conectados aos nossos instinto mais primitivos.

materiais certos para decoração

Metais

Outro material que se vê bastante na decoração nórdica são os metais, principalmente em tons de cobre. Eles aparecem principalmente nas luminárias e pendentes de luz, trazendo um ar moderno e elegante para qualquer decoração.

Encha a sua casa de plantas

As plantas são tendência nos principais estilos de decoração, e não é por acaso. Ter a presença das nossas amigas verdes nos ambientes da casa — e também do escritório — traz vida aos espaços, contribui para melhorar a qualidade do ar e, ainda, nos acalma.

plantas - decoração nórdica

Se você não tem muita sorte com plantas ou tem uma rotina corrida, existem diversas variedades que aguentam ambientes com pouca luz e que não precisam de regas tão seguidas. Se for o seu caso, espécies como a zamioculca, as espadas-de-são-jorge e as suculentas, como o cactus, são a melhor pedida.

Deixe a luz natural entrar

iluminação natural

Nos países escandinavos, os invernos são muitos longos e os dias muito curtos. Por isso, eles costumam aproveitar o máximo de luz natural possível. Mas não é porque somos um país tropical que não podemos seguir esse ensinamento. Utilizar-se de amplas janelas e permitir que a luz natural entre na sua casa é ótimo, não somente para iluminar os ambientes, como também para garantir que você tenha uma casa mais arejada e, por conseguinte, mais aconchegante.

Na dúvida, vá de manta

mantas - decoração

Para garantir aquela cara de aconchego, a decoração nórdica usa de um artifício curinga: as mantas! Elas estão presentes em 90% das decorações nórdicas que você encontra na internet e não é por acaso. Deixas mantas estendidas em sofás e poltronas torna esses itens do mobiliário mais confortáveis por si só, mas você também pode aproveitar a manta nos dias mais frios para se aconchegar e ler um livro ou assistir à sua série favorita.

Coloque a sua cara na decoração

A decoração pode ser nórdica, mas ela deve refletir quem você é. O hygge fala muito sobre tornar o seu lar em um espaço confortável, no qual você possa realmente sentir-se em casa. Ou seja, mesmo que você inspire-se no estilo nórdico, você precisa se enxergar e se identificar na decoração. Utilize itens pessoais que lhe tragam boas lembranças e que deixem você feliz.

Esse é o verdadeiro segredo da felicidade.

decoração nórdica

Gostou das dicas que trouxemos hoje? Que tal adotar a decoração nórdica em 2019? Nunca é tarde para tornar o seu lar a sua melhor versão!

Leia mais matérias sobre decoração em nosso blog.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado