Fim de semana em Porto Alegre: 4 programas culturais para você aproveitar

Porto Alegre é, sem dúvida, uma das cidades históricas mais belas do país. Sua arquitetura e história transcendem os livros e são encontradas a cada esquina da cidade. Por isso, nós da Wolens, trouxemos 4 programas culturais para você aproveitar o fim de semana em Porto Alegre.

Casa de Cultura Mário Quintana

Casa de Cultura Mário Quintana - Fim de semana em Porto Alegre
Foto: Fredy Vieira / PMPA

Um dos ilustres e mais amados poetas gaúchos dá nome ao antigo Hotel Majestic, que hoje é berço de cultura no centro histórico da cidade. A CCMQ traz exposições, shows e sessões de cinema, além de um espaço de lazer com seu belo jardim e café nos últimos andares do prédio. Há também poemas espalhados pelo espaço e, por atrás de uma parede de vidro, podemos contemplar o antigo quarto de Mário Quintana.

Santander Cultural

Santander Cultural - Casa de Cultura Mário Quintana - Fim de semana em Porto Alegre
Foto: Santander Cultural

Belas obras de arte passam por esse prédio do antigo Banco Nacional do Comércio. Incentivando artistas e ações locais, o espaço conta com exposições itinerantes, shows, cinema e oficinas. Além disso, o subsolo é aberto para visitação, onde encontra-se o Museu da Moeda desde sistemas bancários antigos até uma história detalhada da moeda brasileira, trazendo em paralelo fotos e documentos sobre a estrutura que abriga todo esse universo.

Cinemateca Capitólio

Cinemateca Capitólio - Fim de semana em Porto Alegre
Foto: Gaúcha ZH

Com sua construção datada de 1928, o Cine-Theatro Capitólio foi tombado como patrimônio histórico do município de Porto Alegre em 1995. Após algumas reformas, tornou-se a Cinemateca Capitólio e, hoje, é ponto de encontro de quem aprecia exibições cinematográficas culturais, nacionais e internacionais. A arquitetura por si só é um espetáculo à parte, mas vale a pena conferir as programações e assistir a filmes no mais tradicional cinema da cidade.

Fundação Iberê Camargo

Fundação Iberê Camargo
Foto: Jornal O Sul

Criado em 1995 para preservar e divulgar a obra do artista gaúcho, hoje vai além de um simples museu. Começando pela arquitetura única projetada pelo português Álvaro Siza, a casa traz ao público diversos projetos de arte contemporânea em diferentes formatos. Além disso, a Fundação Iberê Camargo fica voltada para o Lago Guaíba, sendo um dos melhores lugares para contemplar esse cartão postal da cidade.

Gostou dessas sugestões de programas culturais? E você, o que costuma fazer no fim de semana em Porto Alegre?

Leia também: Wandering alone: 9 lugares para curtir Porto Alegre sozinho

Nós, da Wolens, acreditamos que morar em uma cidade que cultiva a sua história e incentiva sua cultura traz qualidade de vida para as pessoas. Conheça nossos empreendimentos de alto padrão localizados nos mais tradicionais bairros de Porto Alegre.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado