Independência: saiba como ajudar o seu filho a encontrar um imóvel

A independência é o sonho da maioria dos jovens – entretanto, nem sempre é fácil sair da casa dos pais. Além de demandar dinheiro, existem diversas burocracias para quem quer comprar ou até mesmo alugar um imóvel. Por isso, o papel dos pais é essencial na hora de dar orientações e ajudar o filho a encontrar o que é melhor para ele e o que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Seu filho está procurando um lugar para começar a vida com mais independência? Nós, da Wolens, temos algumas dicas para te dar. Saiba o que você pode fazer para facilitar essa experiência:

Pensar no futuro é essencial

Um apartamento de um dormitório é geralmente mais barato, e talvez eles chamem a atenção de seu filho por isso. Mas ajude ele a pensar no futuro e perceber que, em alguns anos, as coisas mudam – pode ser que ele forme família e precise de um quarto a mais. É muito mais fácil já começar com um lugar mais espaçoso (se possível) do que, em poucos anos, ter que investir em outro lugar.

Localização segura

Nem sempre o bairro mais badalado é o mais seguro para se morar, e isso pode nem passar pela cabeça do seu filho na hora da busca por um imóvel. Ajude ele a entender que a segurança e a conveniência são dois fatores chave para escolher um lugar para morar. É muito mais importante ter farmácias, mercados, hospitais e transporte público por perto do que festas! Afinal, nunca se sabe quando eles serão necessários.

Infraestrutura

Morar em um local com boa infraestrutura é o ideal. Não quer dizer que o primeiro apartamento do seu filho deva ser perfeito, mas ele precisa ter espaço para todos os itens necessários, por exemplo. Visite os locais de interesse junto com seu filho e não esqueça de perguntar quantos anos tem o empreendimento, se uma reforma será necessária – ou até mesmo possível. Embora você já deva ter lidado com reformas durante a vida, é muito provável que seu filho não tenha, e é algo que pode ser bastante estressante.

Ajuda financeira

Com a faculdade, os gastos pessoais e os salários não tão altos de quem está entrando no mercado de trabalho, é bem difícil que seu filho tenha conseguido guardar o necessário para dar a entrada em um bom apartamento. Por isso, qualquer ajuda financeira costuma ser bem vinda para o jovem que está se mudando de casa. Além dos recursos em poupanças e fundos de investimentos que você pode ter para dar uma ajuda, também é possível, desde 2015, a utilização do FGTS dos pais como parte do financiamento de um imóvel para os filhos.

Gostou das nossas dicas? A Wolens também se preocupa muito com quem está querendo sair da casa dos pais. Por isso, projetamos o Praça Nilo, um empreendimento atemporal, no bairro Petrópolis, com Studios de 45m² e Duplex de 75m². Traga seu filho e venham conhecê-lo!

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado