Jardins verticais: conceito arquitetônico que transforma as fachadas dos prédios

A adoção de jardins verticais em grandes centros urbanos traz mais beleza para as cidades e saúde para seus moradores. Paredes que antes eram vazias e agora abrigam diversas espécies de plantas se transformam em algo a mais do que um elemento decorativo na arquitetura dos empreemdimentos.

Além de se tornarem um tipo de tapeçaria natural, que enfeita as partes externas e internas de um edifício, as paredes verdes são ideais para:

  • Amenizar os efeitos das ilhas de calor urbanas
  • Purificar o ar
  • Contribuir para o isolamento acústico e térmico
  • Manter saudáveis e agradáveis os interiores dos prédios.

A seguir, você confere mais detalhes sobre como os jardins verticais podem ser feitos e em quais empreendimentos podem estar presentes.

Como são feitos os jardins verticais

Os jardins verticais podem ser feitos em casas ou apartamentos, em áreas internas e externas, mas devem ser projetados por profissionais de botânica, paisagismo ou arquitetura de exteriores.

Um jardim vertical é, basicamente, a fixação de vegetação em paredes, mas a técnica e o conhecimento sobre essa prática devem ser dominados para que, futuramente, isso não vire um problema. Há diversos tipos de armações, vasos, sistemas de irrigação e impermeabilização de paredes que podem ser selacionados para o projeto. Além disso, cada área, interna e externa, deve receber espécies de vegetação adequadas à incidência solar e umidade provenientes desses ambientes. É preciso identificar qual o conjunto de elementos mais adequado para que as plantas sobrevivam, independente das situações climáticas.

Tendência que se tornou uma prática sustentável

Segundo os criadores do maior jardim vertical do mundo, no edifício Santalaia, localizado na Colômbia, o prédio com aproximadamente 3.000 m² de fachada cobertos por 175.000 plantas “[…] é capaz de produzir o oxigênio necessário para três mil pessoas por ano, processar 775 quilogramas de metais pesados, filtrar mais de 2 mil toneladas de gases nocivos e retirar da atmosfera mais de 400 quilogramas de fuligem e poeira”.

jardins verticais
Edifício Santalaia, em Bogotá.

O Brasil não fica para trás nesse quesito. Muitos projetos sustentáveis vêm sendo implementados para amenizar os efeitos do clima tropical nas grandes metrópoles. Um exemplo é o jardim vertical de 6 quilômetros de extensão instalado em 2017 na Av. 23 de Maio, em São Paulo. Essa é uma prática essencial para mantermos o equilíbrio e a boa convivência entre o bem-estar das pessoas, o desenvolvimento urbano e a manutenção das riquezas naturais de nosso país.

jardins verticais
Foto: Folha de S. Paulo

Nos empreendimentos que levam a assinatura Wolens a vegetação está presente em vários momentos. Desde as fachadas, como no Luciana 250 e no Seven que possuem floreiras com plantas selecionadas por especialistas, até os 300m² de jardim com paisagismo do Pátio Costa. Além disso, existem outras práticas sustentáveis simples para incluir no dia a dia e tornar a rotina mais amigável com o meio ambiente. Clique aqui e saiba mais.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado