Porto Alegre no verão: confira 3 dicas culturais

Verão é sinônimo de calor, praia e sol… até aí ninguém discorda. Porém, a estação mais quente do ano também traz programas culturais e propõe novas formas de enxergar a cidade em que vivemos. Porto Alegre, por exemplo, oferece atrações para pessoas de todas as idades que ficarão por aqui no período de férias.

Quer saber mais? Confira a seleção que a Wolens fez com 3 dicas incríveis para você aproveitar o verão na capital gaúcha

Porto Verão Alegre

porto alegre no verão dicas culturaisFoto: Marcelo Nunes/Theatro São Pedro.

A primeira dica não poderia ser outra: o Porto Verão Alegre já um evento consagrado na cena porto-alegrense. Há 21 anos trazendo cultura para a capital nos meses de janeiro e fevereiro, o festival atende todas as idades e os mais variados públicos. Traz comédias, dramas, musicais, peças infantis, espetáculos baseados em literatura ou cinema — ou seja, tem de tudo!

Na edição 2020, serão mais de 400 apresentações em 40 dias. Dentre os principais objetivos do festival estão: oferecer ao público uma grande quantidade de atrações relevantes de diversas áreas da cultura, movimentar o mercado local, praticar preços acessíveis e conectar pessoas através da cultura. Imperdível, não é mesmo? Veja a programação completa clicando aqui

Orla do Gasômetro

porto alegre no verão dicas culturaisFoto: Luiza Prado/Jornal do Comércio.

Um dos cartões-postais mais queridos de Porto Alegre, a Orla do Gasômetro foi toda revitalizada e entregue à população em junho de 2018. O espaço é ótimo para aproveitar o dia ao ar livre, seja fazendo exercícios ou lendo um livro com um bom chimarrão. O que pouca gente sabe é que, além dos atrativos naturais, há também atrações culturais nos trechos revitalizados, como os monumentos “Olhos Atentos”, de José Resende, e “Paisagem”, de Mauro Fuke, feitos para a Bienal do Mercosul de 2005 e que apresentam um olhar dos artistas para o Guaíba. Outra escultura famosa é a da cantora Elis Regina, estátua de 1m65cm doada para cidade em 2009 e toda esculpida em bronze.

Linha Turismo

porto alegre no verão dicas culturaisFoto: Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Que tal usar o período das férias para conhecer melhor a sua própria cidade? Porto Alegre conta com duas rotas da Linha Turismo: Centro Histórico e Zona Sul. Na primeira opção, são explorados os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região central, o berço do município. Entre os seus destaques estão a Praça da Matriz, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro e o Parque da Redenção. Já na segunda, o foco está nas paisagens naturais localizadas na Zona Sul. Nesse caso, ficam em evidência a Praia de Ipanema, os Caminhos Rurais de Porto Alegre e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que permite uma visão 360° da capital gaúcha.

Os passeios contam com guias especializados, que apresentam as paisagens, os monumentos e a história dos atrativos turísticos, além de curiosidades. A Linha Turismo funciona de terça a domingo e parte do CIT Terminal Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa) ou do CIT Mercado Público (Largo Glênio Peres, s/n – Centro Histórico).

Gostou das nossas dicas? A Wolens está sempre atenta ao que acontece em Porto Alegre! Se quiser saber mais, acompanhe o nosso blog.

Leia também: 7 restaurantes vegetarianos em Porto Alegre para você conhecer.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado