Posição solar dos apartamentos é um diferencial do Ondular

Além da metragem, do bairro, do número de dormitórios e das vagas de garagem, a posição solar dos apartamentos é um dos itens decisivos na hora de escolher um novo lar.

A quantidade de luz solar que o imóvel recebe interfere em outros fatores, como iluminação, valorização do apartamento e saúde dos moradores. Ou seja, a luz solar deve ser vista como mais do que uma fonte de energia, pois ela influencia tanto na qualidade de vida quanto nos projetos arquitetônicos e de interiores.

posição solar

Nesse sentido, é importante observar alguns dos benefícios que a escolha da posição solar mais adequada oferece:

  • Valorização do imóvel
  • Melhor aproveitamento da luz natural
  • Redução no consumo de energia
  • Preservação dos recursos naturais
  • Evita umidade no imóvel
  • Aumenta a preservação das paredes
  • Contribui para o conforto térmico dos ambientes

Características de cada posição solar

Quando se busca um novo imóvel para morar, avaliar a localização da propriedade em relação ao nascer e o pôr do sol permite que os futuros moradores alinhem as expectativas em relação à luminosidade e todos os outros fatores que a posição solar influencia.

posição solar

Por isso é importante conhecer as características de cada uma delas:

Posição solar norte: essa é uma das mais procuradas, pois permite que os cômodos recebam maior incidência dos raios solares em quase todos os momentos do dia durante o inverno. Já no verão, o sol é presente até por volta das 15h, o que garante maior conforto térmico no final do dia e à noite. 

Posição leste: neste caso, o sol chega aos imóveis durante a manhã, o que proporciona um clima mais quente nesse período e mais agradável no resto do dia.

Posição oeste: aqui, ao contrário do que acontece na posição leste, o sol é mais presente durante a maior parte da tarde. Dessa forma, os moradores têm o privilégio de ver o pôr do sol pela janela e os cômodos tendem a ficar mais quentes durante a noite.  

Posição sul: de forma geral, os imóveis virados para o sul recebem sol nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde durante o verão. Já no inverno a incidência dos raios solares é bem pouca, mas a luminosidade é garantida em todas as épocas do ano.

Como escolher a melhor posição solar do apartamento

posição solar

Não há certo ou errado na hora de escolher a posição solar do seu imóvel, pois isso varia de acordo com as preferências de cada morador. Principalmente porque alguns imóveis apresentam mais de uma face, o que permite que o sol atinja o local em diferentes momentos do dia.

Mas, de forma geral, é possível observar alguns diferenciais que cada uma oferece para escolher a que mais combina com o perfil do morador.

Ambientes onde os moradores vão ficar a maior parte do tempo, como sala e dormitórios, por exemplo, devem ser os que recebem sol na maior parte do dia para oferecer maior conforto térmico. Nesse caso, eles devem estar voltados para a posição norte.

Ao contrário deles, áreas como a cozinha e o banheiro não exigem tanto calor e podem se localizar em outras posições menos privilegiadas da incidência solar, como a sul, a leste e a oeste.

posição solar

De qualquer forma, antes de comprar um imóvel é importante saber como a planta foi pensada e em quais ambientes o sol prevalece. Se o imóvel estiver na planta, o ideal é conversar com os corretores para identificar se a disposição dos ambientes atende a suas preferências. Caso o apartamento já esteja construído, o melhor é fazer visitas em turnos diferentes. Dessa forma, é possível ter noção real da luminosidade e calor que cada ambiente recebe.

SAIBA MAIS: CONHEÇA O ONDULAR, NOVO EMPREENDIMENTO WOLENS NO MOINHOS DE VENTO

Sol da tarde ou da manhã? No Ondular você tem os dois

O Ondular é o novo empreendimento da Wolens no Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele traz um design exclusivo, onde a fachada se mantém presente em todas as laterais e pode ser percebida de qualquer ângulo. Ou seja, a impressão é a de estar sempre de frente para o empreendimento.

Pensado para atender vários perfis de moradores, a escolha da localização na esquina das ruas Tobias da Silva e Quintino Bocaiúva é estratégica, pois está em uma das regiões mais cobiçadas da cidade e permite um projeto com maior aproveitamento da luz solar.

No projeto desenvolvido pela Arquitetura Nacional, o sol nasce na sala e se põe na suíte principal. Com essa adequação na planta dos apartamentos, a posição solar privilegiada do empreendimento é aproveitada ao máximo para garantir conforto aos moradores.

Para saber mais sobre o Ondular, os apartamentos de 44m² a 319m² e toda infraestrutura que ele oferece, é só clicar aqui, preencher o formulário que a nossa equipe entrará em contato com você.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado