Irreverência é marca do projeto arquitetônico do Barão 428

Uma fachada com pilar inclinado para a esquerda. Apartamentos que crescem conforme os andares aumentam. Um espelho d’água que liga o histórico ao contemporâneo. Um casarão histórico preservado ao lado de um prédio imponente. E um time de profissionais altamente capacitados para trazer irreverência ao Barão 428. Elementos que se unem para formar um projeto arquitetônico único no bairro mais charmoso de Porto Alegre, o Moinhos de Vento.

E os detalhes que garantem ao Barão 428 o título de projeto com personalidade não param por aí. Nosso mais recente lançamento também se destaca pelo alto padrão construtivo. São particularidades que evidenciam a atenção aos mínimos detalhes, à personalização e à exclusividade que os futuros moradores merecem. Tudo isso impacta positivamente a região, transforma e preserva a história da cidade.

Continue a leitura e se surpreenda com os detalhes do projeto arquitetônico que os parceiros do Barão 428 revelam.

projeto arquitetônico

Paisagismo serve de conexão entre as edificações

“Toda boa arquitetura precisa ser atemporal, mas ela fala muito sobre o seu tempo. Já com a paisagem acontece o contrário, ela é dinâmica e se transforma ao longo do tempo, se adapta às estações, muda suas cores, formas e cheiros. E é isso que faz do paisagismo a conexão entre o novo e o histórico no Barão 428”, destaca a arquiteta Maíra Barcelos. Ela é sócia do escritório Tellini Vontobel, responsável pela concepção das áreas externas do empreendimento.

Ainda sobre o projeto, a profissional conta que no caso do Barão 428, onde há a presença de um patrimônio histórico, o desafio é fazer com que a paisagem tenha um papel central para interligar as edificações. Por isso, a vegetação presente no terreno, com vários exemplares de butiás, ganhou protagonismo. 

Ideia consolidada também pela arquiteta Natasha Vontobel, sócia-diretora do escritório. “Todos esses elementos e a busca pelo equilíbrio e a conexão entre o antigo e o novo que o paisagismo traz, fez com que chegássemos a um produto único, em um terreno diferenciado no coração do Moinhos de Vento”, completa.

projeto arquitetônico

SAIBA MAIS: BARÃO 428 TRAZ O ALTO PADRÃO CONSTRUTIVO QUE SUA HISTÓRIA MERECE

Interiores se unem ao projeto arquitetônico

Assim como a parte exterior, o projeto de interiores foi pensado para se integrar à arquitetura do Barão 428. Principalmente porque foi necessário adequar a pré-existência de um imóvel inventariado no terreno para o seu uso como parte da área condominial do empreendimento.

“Esse foi um ponto de partida importante para trabalharmos esse espaço de forma respeitosa. A casa, como se encontrava na função atual, embora com muitos anos de uso, tinha uma estrutura interessante, uma organização interna com muito valor agregado e tentamos manter essa essência da organização interna. Porém, foi preciso atualizar os revestimentos, adequando o que era necessário para o novo uso do casarão histórico e tombado como patrimônio histórico de Porto Alegre”, explica a arquiteta Laís Adib, sócia da Ambidestro, que assina o projeto de interiores do empreendimento.

Além disso, os acessos do prédio também foram valorizados. O grande átrio central poderá ser visto pelos moradores e visitantes como uma galeria, não só de acesso, mas também de arte. “Decidimos trazer uma obra do artista Gustavo Prado que está imersa no espelho d’água e parece flutuar na superfície. Ela fica visível tanto por fora quanto pela parte de dentro do hall”, completa a arquiteta.

Outro diferencial do projeto de interiores do Barão 428 é que os moradores terão toda infraestrutura e benesses de morar em um edifício enquanto vivenciam as ambiências de uma casa em pleno Moinhos de Vento. “Isso é único, não tem em outro lugar da cidade”, revela a arquiteta Raquel Zaffalon, também sócia da Ambidestro.

Preservação histórica do Barão 428 terá impacto positivo na região

projeto arquitetônico

“Em qualquer projeto, quando se tem uma inserção urbana, sempre pensamos muito em que tipo de arquitetura vai ser adequada para o espaço, contexto, bairro e pessoas do bairro. Isso é fundamental para entender que tipo de solução é adequada para o local”, conta o arquiteto Raul Rezende, sócio do Studio Ronaldo Rezende, à frente do projeto arquitetônico do Barão 428.

A sensibilidade de entender todos esses fatores também conta com o entendimento de como o empreendimento vai gerar impacto positivo na região. Por isso, o projeto arquitetônico do Barão 428 tem personalidade e identidade exclusivas que se destacam sem entrar em conflito com a essência do bairro. “Criamos um projeto contemporâneo, que vai valorizar o espaço verde na parte da frente do terreno e se complementar com o bem inventariado que permanece no local”, explica o arquiteto.

SAIBA MAIS: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO É LEGADO DO BARÃO 428

 O desafio de um projeto arquitetônico que conecta o histórico à inovação

“Arquitetura é transformação”. É com essa frase que o arquiteto Raul Rezende abre sua fala sobre o desafio da ambivalência que o Barão 428 trouxe para o projeto arquitetônico. “Quando recebemos um terreno para trabalhar, temos que pensar como entregar de volta uma solução para que a cidade seja melhor do que estava. Por isso, no caso do Barão, tivemos que primeiro entender como unir o histórico e a inovação com muito cuidado e respeito”, explica.

Ele ainda acrescenta que, como há uma configuração estabelecida pela casa preservada, o novo deve ser complementar e não uma arquitetura para reproduzir o que já existe. Por isso, descreve o Barão 428 como um edifício simples, em termos de forma, e arrojado, em termos de solução arquitetônica. 

projeto arquitetônico

 

Agora que você já conhece alguns dos principais parceiros do Barão 428 e como eles pensaram em soluções que trazem irreverência ao projeto, clique aqui e agende um horário com nossa equipe. Entre em contato e saiba como você pode aproveitar todos os benefícios de viver em um empreendimento icônico no bairro Moinhos de Vento.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado