Obras de arte nos empreendimentos Wolens

A inclusão de obras de arte em empreendimentos de luxo é tendência e veio para ficar. Mais do que agregar sofisticação aos ambientes, a presença de quadros, esculturas e móveis com design arrojado integra a arte ao cotidiano dos moradores e de quem circula pelos empreendimentos.

Além disso, a relação entre cultura e arquitetura não fica restrita ao interior dos imóveis e às áreas de convivência dos proprietários. Nos projetos Wolens, peças com assinatura de artistas renomados também estão do lado de fora dos prédios. Uma forma de tornar a arte acessível a todos, embelezar a cidade e valorizar a região.

Obras de arte nos empreendimentos

Para o gestor cultural e curador de arte do Barão 428, Cézar Prestes, trazer um pensar em relação à arte que irá se integrar ao projeto imobiliário antes mesmo dele nascer é um dos diferenciais da Wolens. “Tenho quase certeza que o Barão 428 é o primeiro grande empreendimento de alto padrão em Porto Alegre com um curador de arte. E isso não fica restrito ao meu olhar, pois as obras passam também pelo aval da direção da Wolens, dos engenheiros e arquitetos que idealizaram o projeto para que tudo esteja integrado”, afirma. Dessa forma, as peças têm uma relação mais direta com o conceito do empreendimento, desde a arquitetura até os detalhes finais.

“O futuro proprietário de uma das unidades do Barão 428 terá um patrimônio cultural de artes visuais no seu condomínio. Um grande incentivo às artes visuais, pois a arte educa nosso olhar”, destaca o curador.

Outro fator interessante sobre essa relação entre a arte e arquitetura é que, em Porto Alegre, a instalação de obras de arte nos empreendimentos atende à Lei 10.036/06. Pela legislação, edificações com mais de 2 mil metros quadrados devem ter peças assinadas por artistas e dar a elas visibilidade pública. 

Obras de arte nos empreendimentos Wolens são assinadas por artistas renomados

Além da arquitetura exclusiva, da localização privilegiada e do paisagismo que sempre surpreende, as obras de arte nos empreendimentos Wolens são uma atração à parte.

Prova disso é a escultura Capitel dos Ventos, instalada em frente ao Luciana 250. A peça é autoria de João Bez Batti – o maior escultor brasileiro vivo – e foi produzida com quatro toneladas de basalto.

Obras de arte nos empreendimentos

O artista plástico Vinícius Vieira, especialista em arte pública permanente, também tem seu trabalho em destaque em nossos empreendimentos. No Vértice, localizado no coração do bairro Petrópolis, está instalada a escultura Germinações. Ela é toda feita em madeira e atribui um ar de contemporaneidade à entrada do prédio. 

 

Outra obra assinada por ele é o Cactário, que está acessível a quem passa em frente ao Praça Nilo, também no bairro Petrópolis.

Obras de arte nos empreendimentos

SAIBA MAIS: CONHEÇA OS EMPREENDIMENTOS WOLENS NO MOINHOS DE VENTO

Escultura imersa no espelho d’água é destaque no Barão 428

Obras de arte nos empreendimentos

Uma fachada com pilar inclinado para a esquerda. Apartamentos que crescem conforme os andares aumentam. Um espelho d’água que liga o histórico ao contemporâneo. Um casarão histórico preservado ao lado de um prédio imponente.

Apenas isso já seria suficiente para encantar quem conhece o projeto do Barão 428, um de nossos empreendimentos no bairro Moinhos de Vento. Mas os especialistas da Ambidestro Arquitetura, responsável pelo projeto de interiores, foram além e pensaram no hall de entrada não apenas como uma galeria de acesso ao empreendimento, e sim uma galeria de arte. 

Dessa forma, ao entrar no prédio, os moradores terão um elegante espelho d’água com uma escultura imersa criada pelo artista Gustavo Prado. “Ela parece estar flutuando sobre a superfície da água e faz parte desse contexto sendo possível enxergar tanto por fora quanto por dentro do hall” diz Laís Adib, uma das sócias da Ambidestro.

SAIBA MAIS: 12 ESPAÇOS EM PORTO ALEGRE PARA APRECIAR ARTE

Valorização da arte vai além das esculturas nos empreendimentos Wolens

A valorização da arte e da cultura também está presente de outras formas nos empreendimentos Wolens. O projeto do Barão 428 tem como diferencial a restauração de um casarão histórico da década de 30. Após a preservação, servirá para abrigar as áreas de lazer do prédio.

Obras de arte nos empreendimentos

Já no Ondular, a arte pode ser vista no conceito do projeto arquitetônico da torre: um prédio-objeto atemporal de proporções simétricas arredondadas. Além disso, a campanha de lançamento do projeto teve a artista plástica Mariana Prestes como embaixadora e curadora de gravuras assinadas por artistas locais entregues como presente aos moradores.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe as notícias do nosso blog.

Obrigado